A próxima etapa dos Festivais de Outono, organizados pela Universidade de Aveiro (UA), começa com viagens através da música, no âmbito da rubrica “Concertos para Famílias”.
Entre os próximos concertos incluem-se, para além deste segundo e último espetáculo dessa rubrica, polifonias na capela das Barrocas (Aveiro) com o Ensemble Voz de Fora e composições de Daniel Bernardes interpretadas ao piano por si próprio.
"Lugares que só a Música Conhece" é o tema do próximo espetáculo no âmbito dos Concertos para Famílias, este domingo, dia 16 de novembro, às 11h00, no auditório Renato Araújo.
A apresentação estará a cargo do etnomusicólogo Jorge Castro Ribeiro, professor da Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (DeCA).
Neste concerto, o piano e a viola d'arco traçam caminhos invisíveis por danças argentinas, contos alemães, ecos transmontanos e sonoridades que tocam o Oriente.
A interpretação está entregue a António Pereira (viola), também docente do DeCA, e Lígia Madeira (piano).
Jorge Castro Ribeiro levanta uma ponta do véu sobre este último “Concertos para Famílias” da edição de 2025 dos Festivais de Outono.
“Esperamos que, para o público, seja um momento de boa fruição da ‘música erudita’ do passado, apoiada numa visão contemporânea multimédia do seu conteúdo...”.
Outra das propostas para os próximos dias vai para as “polifonias”, que fazem ouvir-se através da música vocal e instrumental, na capela do Senhor das Barrocas, em Aveiro, dia 18 de novembro, às 21h30.
O Ensemble Voz de Fora vai interpretar composições em torno do contraponto sobre cantus firmus.
O contraponto sobre cantus firmus é uma técnica composicional que parte de uma melodia pré-existente, à qual se acrescentam outras vozes musicais que estabelecem com ela relações intervalares e rítmicas, de acordo com as regras do contraponto.
O Ensemble é constituído por Eunice Abranches d’Aguiar (soprano), Hugo Sanches (vihuela e alaúde), Xurxo Varela (viola da gamba), Pedro Couto Soares (flautas) e Jorge Álvaro Ferreira (flautas e direção).
O compositor Eduardo Hall Abreu assina a peça “ave_marisstella.exe” que vai ser estreada neste concerto, no qual o próprio compositor participa com instrumentos eletrónicos.
Em linha com a missão dos Festivais de Outono de criar pontes entre a formação e a prática artística profissional, o concerto de Daniel Bernardes, a 20 de novembro, às 21h30, no auditório do Departamento de Comunicação e Arte da UA, tem início com a participação de Mariana Rosas, aluna do 8.º grau de Piano do Conservatório de Música de Aveiro Calouste Gulbenkian, sob orientação da professora Patrícia Sousa.
Esta breve intervenção sublinha o papel da juventude e da excelência pedagógica na construção do futuro musical e reafirma o compromisso do festival com a valorização de jovens intérpretes em contexto de concerto.
O recital de Daniel Bernardes intitula-se “O Livro da Ilusão”.
Este começou a ser escrito em 2020 a partir da exploração de processos rítmicos cunhados por Simha Arom no seu tratado sobre a rítmica africana.
A par das peças resultantes desta busca formal, surgem outras, de carácter livre, escritas num rasgo momentâneo e intituladas com nomes de notas musicais, numa alusão direta a uma das obras centrais da história da música: “O Cravo Bem Temperado”, de J.S. Bach.
Estas duas vertentes completam um ciclo que reflete a dicotomia entre a liberdade criativa e a improvisação espontânea, por um lado, e a lógica interna e o rigor formal, por outro.
Esta dicotomia vai, certamente, despertar a curiosidade para o concerto de Daniel Bernardes, no dia 20 de novembro.