Reparação do Navio-Museu Santo André anuncia mudanças nos recursos expositivos.

2020-01-21 08:03

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Navio-Museu Santo André vai para doca seca numa reparação orçada em 485.500 euros.

A partir do dia 17 de fevereiro estarão suspensas as visitas ao Navio-Museu até à conclusão da referida requalificação estimada em três meses.

Além da manutenção da estrutura está anunciada uma renovação dos recursos expositivos.

A Câmara Municipal de Ílhavo aprovou a adjudicação dos serviços de beneficiação e reparação do Navio-Museu Santo André, polo museológico do Museu Marítimo de Ílhavo, aos estaleiros Navalria.

A primeira fase da reabilitação do Navio-Museu, com um prazo de execução de 3 meses, tem como objetivo garantir a sua manutenção, requalificação e melhoria das condições de segurança para as visitas.

Esta intervenção incidirá sobre a reabilitação da estrutura do navio, como os porões, áreas de alojamento, parque do guincho de pesca, casa das máquinas, balustrada exterior, convés, mastros e ponte, para além da pintura total, docagem e alagem, e renovação de toda a componente elétrica e sistemas do navio, entre outros.

Este processo é parte integrante de uma requalificação mais alargada do Navio-Museu que prevê, numa fase posterior, a recriação da identidade museológica, tirando partido de novos meios de exibição expositiva.

“O objetivo é revitalizar essa identidade do Navio-Museu Santo André, com foco na user experience dos visitantes, criando uma experiência sensorial que remete para o passado e aproxima as pessoas às memórias das aventuras dos pescadores na Faina Maior, incluindo processos de acessibilidade inclusiva”, explica a autarquia.