Ílhavo: "As relações com a Câmara não são boas" - Luís Diamantino (Gafanha do Carmo)

2024-02-26 10:06

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O presidente da Junta de Freguesia da Gafanha do Carmo e novo presidente do PSD de Ílhavo admite que existindo diálogo não há uma boa relação entre Câmara de Ílhavo e Juntas de Freguesia.

Luís Diamantino falava no programa “Discurso Direto” sobre os processos negociais dos protocolos de delegação de competências e processos de descentralização e não escondeu que há um mundo para além daquele que não se vê nas cerimónias.

No mesmo dia em que a Autarquia de Ílhavo anunciava para a próxima terça-feira a assinatura dos Contratos Interadministrativos, o dirigente do PSD lamentava que essa marcação tivesse sido feita sem qualquer consulta prévia aos presidentes de Junta para perceber se exista algum tipo de impedimento.

Luís Diamantino acusou a maioria independente de “apagar” a presença de autarcas de freguesia em eventos e lamentou o ambiente criado ao longo do mandato deixando críticas à forma como antigos autarcas de Junta de comportam ao comando do Município (com áudio)

A crítica direta de um autarca de freguesia à liderança do movimento independente em Ílhavo.

Márcio Sousa, do Chega, admite que este é um quadro que não ajuda à resolução de problemas.

O eleito do Chega na Assembleia de Freguesia da Gafanha da Encarnação, defende que seria importante reforçar poderes das Juntas, por exemplo, em tarefas de manutenção nas escolas.

"No que as Juntas mais poderiam atuar não lhes é permitido entrar nas escolas. Os acordos não estão a ser bem feitos. Espero que o Unir abre essa janela".

Sérgio Lopes, do PS, fala em promessas não cumpridas do movimento independente quando anunciava um tempo novo no ambiente político.

Diz que o anunciado diálogo para superar as clivagens entre partidos deu lugar ao ambiente mais crispado dos últimos anos (com áudio)

Rui Rufino, do movimento Unir para Fazer, fala em evolução do relacionamento com as Juntas e afirma que a recente aprovação de protocolos vem mostrar que há progressos.

O eleito do UpF na Assembleia Municipal, desvaloriza as queixas sobre o clima de crispação, e prefere realçar os passos dados entre autarcas na antecipação de protocolos e reforço de meios (com áudio)

A Câmara de Ílhavo anunciou a assinatura de acordos para esta terça-feira, às 9h, a bordo do Navio-Museu Santo André, realçando o aumento de 15% no apoio.

O valor global a investir pelo Município de Ílhavo sobe aos 306 mil euros.

São 276.000 euros a que acrescem 20.000 euros para trabalhos no âmbito da sustentabilidade ambiental e investimento de 10.000 euros na aquisição de compostores a distribuir pelas várias freguesias.

Na Gafanha do Carmo, o investimento será de 21.252 euros para a reabilitação da cobertura e das fachadas do edifício sede da Junta de Freguesia e para a reabilitação do telhado, fachadas e interior da capela do cemitério.

Na Gafanha da Encarnação, investimento de 44.160 euros, serão apoiadas a aquisição e instalação de equipamentos para o Salão Cultural Manuel das Neves, a aquisição e instalação de parque infantil na Rua da Escola e a construção e a manutenção de passeios e de caminhos, em diversos pontos da freguesia.

No que concerne à Gafanha da Nazaré, o investimento será de 98.256 euros, a aplicar na aquisição de uma viatura ligeira mista, na pintura exterior do edifício sede da Junta de Freguesia, na manutenção do cemitério, na construção de passeios, na manutenção de caminhos e becos, na manutenção da rede de águas pluviais e de valas hidráulicas, bem como na manutenção e aplicação de árvores em caldeira.

Em São Salvador, serão aplicados 112.332 euros, e os projetos financiados incluem a recuperação do percurso pedestre entre a Barquinha e a Vista Alegre, a substituição da cobertura do terrado do Mercado Municipal de Ílhavo, a reabilitação do campo de jogos do parque da capela da Carvalheira, a construção de um ramal de eletricidade e de uma cobertura sobre a área de restauração do recinto da Feira dos 13, a manutenção de parques de lazer, a manutenção de caminhos, o desenvolvimento de trabalhos para a proteção das margens da ria, a manutenção da rede de águas pluviais, bem como limpeza e manutenção de valas hidráulicas, a construção de passeios, a manutenção e aplicação de árvores em caldeira e, ainda, investimentos no Mercado, nos cemitérios, no armazém e no edifício sede da Junta de Freguesia.

A autarquia destaca a antecipação ao calendário da assinatura “possibilitando às diversas Juntas de Freguesia a antecipação do início dos trabalhos a realizar”.