Chega pede revisão à circulação na Costa Nova. Alega que socorro pode estar em risco.

2023-08-24 07:27

Categoria: 

O Chega de Ílhavo pede a revisão da circulação na praia da Costa Nova.

Diz que o falecimento de um cidadão espanhol, no mar, da praia da Costa Nova, fez avivar receios sobre a forma como está ordenada a circulação e a dificuldade de chegar aos locais.

Em nota divulgada esta noite, poucas horas depois da ocorrência o partido que tem implantação na praia afirma que “teve razão nas suas preocupações relativas às mudanças de sentido das ruas da praia da Costa Nova do Prado” uma vez que deteta mais dificuldades.

“O socorro à população e aos turistas está em causa. A solução passa por eliminar uma fila de estacionamento na Avenida da Nossa Senhora da Saúde entre a bifurcação e a casa n°20, e a reposição dos sentidos das ruas como anteriormente”.

Márcio Sousa pede criação de novas áreas de estacionamento em “zonas estratégicas” deixando como exemplo o lote de terreno situado entre o clube de vela e o mini golfe da Costa Nova do Prado.“O atual executivo da Câmara Municipal de Ílhavo não pode continuar a desprezar o socorro. Se não escuta os partidos da oposição, que solicite opinião às entidades que prestam auxílio à população”.

Um cidadão espanhol, de 51 anos, perdeu a vida, ontem, ao início da tarde no mar da Costa Nova.

Ocorrência em zona não vigiada motivada por mau estar do homem.

Alerta dado às 13h56 e ativação de nadadores de uma praia próxima, elementos da Estação Salva-vidas de Aveiro, do Comando-local da Polícia Marítima de Aveiro e elementos do Projeto “SeaWatch”, aos quais se juntaram também os Bombeiros Voluntários de Ílhavo e elementos do INEM.

A vítima, um homem de 51 anos, de nacionalidade espanhola, foi retirada da água pelos nadadores-salvadores da praia adjacente, até ao areal, onde foram iniciadas as manobras de reanimação, em colaboração com o tripulante da Estação Salva-vidas de Aveiro, até à chegada dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo.

Após diversas tentativas, e não tendo sido possível reverter a situação, o óbito foi declarado no local pelo médico da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do INEM.

Após contacto com o Ministério Público, o corpo foi transportado para o Gabinete Médico-Legal e Forense do Baixo Vouga, pelos Bombeiros Voluntários de Ílhavo.

O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado e encontra-se a prestar apoio aos familiares da vítima.

O Comando-local da Polícia Marítima de Aveiro tomou conta da ocorrência.