O PSD valida automaticamente a recandidatura dos autarcas em funções mas o processo terá de passar ainda pelas estruturas locais que são confrontadas com a regra geral decidida pela direção nacional.
Na região de Aveiro contam-se os casos de Fernando Caçoilo (Ílhavo), Ribau Esteves (Aveiro), Salvador Malheiro (Ovar), Diamantino Sabina (Estarreja) e Silvério Regalado (Vagos) caso desejem assumir essa recandidatura.
E todos parecem indiciar a vontade de assumirem a candidatura mas num tempo mais “apropriado”, ou seja mais perto do final de mandato.
Com a gestão da crise sanitária e algumas incertezas no “xadrez” político os autarcas preferem concentrar-se na governação e adiar o anuncio das recandidaturas
A concelhia de Ílhavo do PSD deixa nas mãos do autarca Fernando Caçoilo (na foto) essa decisão e surge disposta a apoiar a recandidatura mas, ao mesmo tempo, ficam sinais de algumas interrogações sobre o quadro político geral, com a fragmentação do PS, a entrada ou não em cena de João Campolargo, com uma candidatura independente, e o grau de renovação que muitos defendem no seio do PSD, coincidindo com o fim de um ciclo político e de uma geração de autarcas já com mais de 24 anos de poder executivo.
Fernando Caçoilo e Marcos Ré simbolizam essa linha de continuidade e em círculos mais próximos chegaram a confessar que é hora de sair e renovar as listas mas a decisão da direção nacional pode levar Caçoilo a liderar mais uma candidatura mesmo que se acentue uma renovação profunda nas equipas.
O autarca agradeceu o gesto de confiança política mas diz que serão as estruturas locais, em devido tempo, a articular essa possível recandidatura.
Considera que este não é, ainda, o tempo para fechar o dossiê deixando a resposta para Abril ou Maio na linha de anteriores candidaturas.
Ribau Esteves que vive, desde o início de funções, em Aveiro, uma relação distante da concelhia liderada por Vítor Martins, veio a público agradecer e dizer que este gesto da direção de Rui Rio ajuda à tomada de decisão, deixando aberto caminho à recandidatura para ser anunciada no calendário definido pelo próprio.
O autarca ganha força com esta decisão e pode começar a pensar na gestão de equipas com a certeza de que a indicação de nomes encontra a concelhia com o poder mais “limitado”.
Já Salvador Malheiro, que é autarca em Ovar e vice presidente nacional do PSD, não esconde que a validação antecipada de recandidaturas é um método que não faz dos autarcas candidatos automáticos mas figuras com garantia de apoio do partido a essa recandidatura (com áudio)
Em declarações à TVI, o autarca vareiro disse estar concentrado na governação (com áudio)