A Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro inicia, esta terça, dia 1 de outubro (Dia Internacional do Idoso), o Projeto da Consulta Descentralizada de Geriatria.
Este recurso passa a ser disponibilizado no Centro de Saúde de Estarreja.
Prestação especializada de proximidade com cerimónia, às 14h30, no Centro de Saúde de Estarreja, e que vai contar com a atuação do Grupo de Cantares e Cavaquinhos da Universidade Sénior do Rotary Club de Estarreja.
“A criação desta consulta visa preencher uma lacuna importante na assistência à nossa população mais velha. Acreditamos que, ao identificar precocemente problemas específicos, podemos melhorar a qualidade de vida dos nossos utentes, prevenindo complicações e promovendo a autonomia”, explica João Fonseca (médico responsável pela consulta).
Para Susana Cavadas, Diretora do Serviço de Medicina Interna, o principal benefício desta nova consulta Geriatria passa, sobretudo, pela “melhoria da qualidade de vida da população idosa, sendo que a monitorização contínua e personalizada, por parte dos profissionais de saúde, prevenindo síndromes geriátricas e problemas relacionados com a iatrogenia medicamentosa, e a possibilidade de uma gestão eficaz de doenças complexas, constituem mais-valias deste novo Projeto”, afirma.
Com a implementação desta nova Consulta de Geriatria, a ULS RA “reafirma o seu compromisso com a melhoria das respostas de saúde à população, garantindo um atendimento mais individualizado e de elevada qualidade”, garante Margarida França, Presidente do Conselho de Administração da ULS RA.