Paulo Ferreira é o novo Reitor da Universidade de Aveiro (UA). Venceu as eleições realizadas hoje com 14 votos, contra os quatro de José Fernando Mendes. Verificou-se ainda, no acto eleitoral, um voto em branco.
O antigo Vice-Reitor e o diretor do Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática da UA lideraram as duas propostas alternativas. Os programas foram apresentados e discutidos no Conselho Geral da UA, esta terça-feira.
Paulo Jorge Ferreira é desde Fevereiro de 2002 professor catedrático no Departamento de Eletrónica, Telecomunicações e Informática, departamento do qual foi diretor entre Fevereiro de 2015 e Fevereiro de 2018. Agora foi eleito Reitor da UA, sucedendo a Manuel António Assunção, que atingiu o limite de mandatos.
No final da votação do Conselho Geral, Paulo Jorge Ferreira, falou de “entusiasmo pelo projeto UA”, e da “grande gratidão perante uma comunidade que acreditou, que foi fonte de inspiração e força”, e à “responsabilidade, acrescida pela dificuldade da tarefa”, junta a “confiança” ao seu estado de alma.
“Não é confiança em mim, mas sim na comunidade. Sinto que há muita gente pronta a ajudar e tudo farei para estar à altura das expectativas”, sublinha.
“É em torno das pessoas que gira toda a atividade das Universidades, é nas pessoas que reside o conhecimento e é às pessoas (estudantes, bolseiros, investigadores, funcionários docentes e pessoal técnico, administrativo e de gestão) que a UA deve a sua existência e sucesso”, explica Paulo Jorge Ferreira no seu programa de ação.
Assim, “a ideia da UA como um espaço humano, com voz e presença, vivo e ouvido, guiará a minha atuação e é uma componente estruturante deste programa de ação”.
(com Audio)