É um projeto de excelência sobre a nova geração de dispositivos de comunicações sem fios, a eficiência e a capacidade de processar grandes quantidades de informação com trabalho para mostrar. A Universidade de Aveiro recebe este encontro intitulado 'FCT. CREaTION - Cognitive Radio Transceiver Design for Energy Efficient Data Transmission (2013-2016)' e o investigador Nuno Borges de Carvalho não tem dúvidas que vai deixar marca com algumas patentes. (com áudio)
Neste evento são apresentados os resultados científicos alcançados pelos investigadores envolvidos nos diferentes projectos, com várias palestras, posters e demonstradores da tecnologia desenvolvida. É um projecto "amplo", disse. "Damos os primeiros passos para a quinta geração nas comunicações móveis. Os demonstradores mostram sistemas de comunicação que não utilizam bateria ou são de consumo muito reduzido. Mostramos como se reduz no consumo", frisou.
José Fernando Mendes, representante da Reitoria no encontro, admite a importância do momento. "Estão envolvidos no projeto, um Departamento e duas unidades de investigação da UA, na área das telecomunicações. São novas visões para o futuro. Os resultados foram frutíferos e é uma contribuição para o avanço da ciência. É um privilegio para a UA que é muito forte nesta área".
Divulgar os resultados obtidos pelo projeto ao longo dos últimos três anos foi um dos principais objetivos do encontro. Para além da UA e do Instituto de Telecomunicações de Aveiro é parceiro o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores do Porto.
Um dos grandes objetivos prendeu-se com o desenvolvimento de soluções para a próxima geração de equipamentos de rádio de elevado débito, maior eficiência energética e uma utilização mais inteligente do espectro de rádio.
Às 17h00 haverá uma mesa redonda sobre "o futuro do radio cognitivo”.