Reitor da UA pede reforço de investimento e "novos ritmos" para a ciência.

O reitor da Universidade de Aveiro pede aceleração do investimento em conhecimento.

A Universidade de Aveiro (UA) celebra o 51º aniversário em cerimónia que distinguiu a escritora Lídia Jorge com o doutoramento honoris causa.

No discurso de abertura, Paulo Jorge Ferreira falou sobre os 50 anos cumpridos e abertura de um novo ciclo de mais 50.

Paulo Jorge Ferreira sente que a União Europeia tem essa aposta vincada e que o país deve acompanhar esse trajeto (com áudio)

Numa cerimónia a que assistiu o Ministro da Educação, Paulo Jorge Ferreira apresentou dados sobre a evolução do investimento e, numa nota comparativa e com recurso a simulador, diz que a dotação orçamental não tem acompanhado o crescimento do ensino superior na mesma medida.

Uma leitura sobre 50 anos de financiamento que o reitor não quis assumir como recado ao Ministro Fernando Alexandre (com áudio)

A Universidade de Aveiro entra na segunda metade do primeiro centenário com recado dos estudantes sobre a importância de manter mentalidade aberta e espírito renovado.

Wilson Carmo, presidente da associação académica, referiu-se a recentes polémicas em torno da proibição de ocupação de espaços nos departamentos para lazer.

Apela à manutenção de espírito aberto nos próximos 50 anos (com áudio)

Dia de festa na UA pelos 51 anos em evento marcado, ainda, pela inauguração da exposição que sintetiza o ciclo de conversas “Ousadia e Liberdade” no âmbito dos 50 anos da Academia.

Trabalho original e criativo enquadrado na investigação de doutoramento de Gil Moreira.

A UA adquiriu os direitos sobre estes documentos gráficos e vai expô-los publicamente para memória futura.

Os painéis, que constituem resumos gráficos de cada conversa de "Ousadia e Liberdade", vão estar expostos no Hall de Exposições da Reitoria, “Resumo Gráfico: Conversas Ousadia e Liberdade” a partir de hoje e até 31 de janeiro.