Região de Aveiro aprova nova estratégia para o turismo tendo Ria de Aveiro como "marca produto".

A Região de Aveiro reposiciona a marca “Ria de Aveiro” como “marca produto” no turismo e, simultaneamente, submarca da nova marca turística.

Atualização já foi validada pelos Municípios.

O diagnóstico atualizado da atividade turística nos 11 Municípios da CIRA, associado às tendências que marcam a atualidade e o futuro desta atividade, permitiram definir o referencial de base conducente à sustentação da nova Estratégia de Desenvolvimento Turístico da Região de Aveiro.

Em termos de produtos turísticos estratégicos resultam selecionados 7, em virtude do seu nível consolidação e expressão territorial (turismo de natureza, turismo cultural, gastronomia e vinhos, sol e mar), mas também de potencial de afirmação futura (turismo náutico, turismo industrial e arte e arquitetura).

A Região de Aveiro é o destino turístico com melhor performance da Região Centro projetado para o horizonte 2035 e, segundo os Municípios, com o desafio de conferir escala aos produtos turísticos.

Relativamente aos principais mercados, para além do interno, foram segmentados os emissores em três tipologias: os mercados maduros como Espanha e França, mercados de crescimento tomando como exemplo Brasil e EUA) e mercados de diversificação como o Canadá.

Todo este processo de auscultação conducente à elaboração da Estratégia de Desenvolvimento Turístico da Região de Aveiro foi realizado pela IDTOUR, transpondo para a execução deste instrumento de política de atuação, aprovado em Conselho Intermunicipal e sufragado pela Assembleia Intermunicipal.