O projeto “Rios”, coordenado em Portugal pela ASPEA, foi selecionado para receber a bolsa da Fundação FAM referente a iniciativas de alto impacto social e ambiental, o que permitirá capacitar mais pessoas e criar mais recursos na literacia e proteção dos ecossistemas ribeirinhos.
Este foi um dos projetos selecionados para a bolsa destinada a apoiar a gestão e coordenação do Projeto Rios e investir na robustez do WebSIG - sistema de informação georreferenciada - disponível online e de forma gratuita, com uma base de dados relativa aos dados das monitorizações dos rios e das ribeiras de âmbito nacional.
De acordo com o regulamento do Fundo de Financiamento FAM, anualmente são avaliados projetos de um conjunto de organizações com base em evidências de iniciativas inovadoras de alto impacto de organizações especialmente nos Objetivos Desenvolvimento Sustentável, tendo o “Projeto Rios” sido um dos projetos selecionados para o “FAM Grants”.
Para a gestora do Projeto Rios, Joana Diniz, receber o apoio da Fundação FAM, através do reconhecimento e do financiamento deste projeto, “é essencial para capacitar mais pessoas e criar mais recursos na literacia e proteção dos ecossistemas ribeirinhos, permitindo fortalecer e alargar a ação do projeto no território nacional”.
O Projeto Rios tem vindo a atuar na conservação dos espaços fluviais, através da mobilização de grupos voluntários e adotantes de troços de rios e ribeiras que, com ações de melhoria e de monitorização dos troços adotados, contribuem para a resolução da problemática, de âmbito nacional e global, relacionada com a perda de biodiversidade, a alteração e deterioração da qualidade dos rios e a falta de um envolvimento efetivo dos utilizadores e da população em geral às paisagens naturais.
O presidente da ASPEA, Joaquim Ramos Pinto, realça que a Associação Portuguesa de Educação Ambiental “assumiu o compromisso de coordenação nacional do Projeto Rios em 2006”.
“Desde então têm sido dinamizadas várias saídas de campo, cursos de formação, palestras, criação de recursos didático pedagógicos, ações de apoio os grupos adotantes e produzidos vários materiais de divulgação de literacia sobre os rios e ribeiras de Portugal, entre outras ações”.
A Fundação FAM foi criada em 2020 por Ana Mendonça com a missão de proteger o mar e todos os recursos de água naturais "assegurando o seu futuro, através da promoção do seu conhecimento pelo desenvolvimento de iniciativas educativas, ambientais ou científicas em Portugal e no Mundo”.