A Polícia Judiciária de Aveiro, deteve uma mulher com 37 anos, fortemente indiciada pelo crime de homicídio, na forma tentada.
Trata-se de uma ama que exercia a actividade remunerada, mas de forma ilegal, na sua residência, situada numa das freguesias da periferia norte da cidade de Aveiro, sendo a vítima uma das crianças de quem cuidava, um bebé com nove meses de idade.
"A conduta criminosa da detida enquadra o designado síndrome do bebé abanado, também conhecido por “shaken baby syndrome” , que habitualmente está associado à irritação gerada pela impotência de suster o choro incessante de uma criança de tenra idade. Consiste em segurar o bebé pelo tronco ou pelos braços, comprimindo-o lateralmente e abanando-o com violência, em movimentos bruscos consecutivos para trás e para a frente".
Nos primeiros dias de julho, a vítima deu entrada nas urgências hospitalares em estado muito grave, com um traumatismo craniano, tendo sido o diagnóstico da natureza das lesões que suscitou dúvidas aos médicos quanto à suposta origem acidental do evento que as causara. Para além disso, os demais exames clínicos realizados durante o internamento, que ainda se mantém, permitiram verificar a existência de lesões em diversas fases de evolução.
Foi essa suspeição que, após ter sido comunicada às autoridades, conduziu à investigação da Polícia Judiciária.
A detida foi presente às Autoridades Judiciárias competentes para interrogatório judicial, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de prisão preventiva.