UA lidera Centro de Competências de Cibersegurança.

A Região Centro de Portugal apresenta um Centro de Competências de Cibersegurança para apoiar organizações públicas e privadas no combate às ameaças cibernéticas.

Constituído pela Universidade de Aveiro, Universidade da Beira Interior, Instituto Politécnico de Leiria, Instituto Politécnico de Tomar, Instituto Politécnico de Castelo Branco, Instituto de Telecomunicações e TICE.PT – Pólo das Tecnologias de Informação, Comunicação e Eletrónica, o Centro de Competências atuará em rede para apoiar 387 entidades, incluindo pequenas e médias empresas (PME) e organismos da Administração Pública.

O projeto é financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), num montante de cerca €1.150.000 (1 milhão e 150 mil euros).

Num contexto em que a transformação digital se impõe como prioridade estratégica, a cibersegurança assume um papel decisivo.

A Região Centro, responsável por 19,3% das exportações nacionais, com destaque para os setores da Indústria Transformadora, Agroalimentar e Tecnológico, aposta nesta iniciativa para proteger a sua competitividade, sustentabilidade e infraestruturas críticas.

A missão do CCC-Centro passa por apoiar entidades regionais na identificação, avaliação e mitigação de riscos cibernéticos, através de formação especializada, consultoria técnica, gestão de incidentes e projetos de investigação e desenvolvimento, alinhando-se com as melhores práticas nacionais e internacionais.

Integrado na Estratégia Nacional C-Network, liderada pelo Centro Nacional de Cibersegurança, o Centro contribuirá para o objetivo nacional de reforçar a maturidade digital de cerca de 2.000 entidades até março de 2026.

Entre as primeiras iniciativas, destaca-se o lançamento de um podcast, dedicado a temas como a Diretiva NIS 2, Gestão de Risco, Autenticação Multifator e Resposta a Incidentes, bem como um conjunto de workshops temáticos que decorrem ainda este mês, em formato online.

“A criação do Centro de Competências de Cibersegurança da Região Centro (CCC-Centro) é uma iniciativa estratégica para o reforço da resiliência digital do país e da região. Num contexto de acelerada transformação digital e de crescentes ameaças no ciberespaço, este projeto responde a uma necessidade concreta de capacitação, coordenação e desenvolvimento de soluções de segurança digital com impacto transversal", afirma o Coordenador do Projeto, João Paulo Barraca, professor da Universidade de Aveiro.

"O CCC-Centro assume-se como um polo de inovação, cooperação e conhecimento, ao serviço da administração pública, do tecido económico e da sociedade civil. Trata-se de um investimento que reforça a soberania tecnológica nacional, promove a coesão territorial e afirma a Região Centro como um território seguro, preparado e competitivo no contexto europeu e global”,