A Câmara Municipal de Ílhavo lançou, no mês de junho, o projeto “Maiores pela Janela”, uma programação especial, que decorrerá até outubro, dirigida à Comunidade Sénior do Município e das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI - Lares de Idosos).
A pandemia da COVID-19 transformou o isolamento social numa nova realidade dada a importância da permanência das pessoas idosas em casa pelo facto de os idosos serem considerados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Direção-Geral da Saúde um dos grupos mais vulneráveis à doença. Neste sentido, para minimizar os impactos negativos da falta de contacto social e de estímulos, como, por exemplo, a deterioração na saúde mental das pessoas mais velhas, a Câmara Municipal promove uma programação cultural e de atividade física dedicada aos seniores da comunidade e das instituições, repartida por cinco projetos: “Não precisas de estar parado”; “Da janela ouço música”; “Corta, Cose e Mostra”; “Bisões Insulares” e “Rádio-Musical: O meu amor foi par o mar…”.
Todas estas atividades têm inscrições abertas.
Em junho, foi lançado, no site da Câmara Municipal de Ílhavo, uma rubrica intitulada ”Não Precisas de Estar Parado”, através da qual são divulgados cadernos de estimulação, manuais de exercícios físicos e propostas para fazer em casa.
Ainda neste mês, os idosos e os colaboradores das ERPI do Município iniciaram as aulas desportivas que permitem diminuir os níveis de ansiedade e de stress.
Entre os dias 20 e 23 de julho estão reservados concertos por músicos locais nas várias Estruturas Residenciais, cumpridas as normas e orientações da DGS, em vigor. A iniciativa “Da janela ouço música” pretende ser uma ode à cultura e à memória.
Outra das iniciativas em curso, “Corta, Cose e Mostra”, procura promover projetos de costura criativa. A cada sénior é entregue um objeto e disponibilizado um “guião de alteração”, através do qual são indicados alguns passos para a sua reformulação, com o objetivo final de refazer a utilização e o design desse objeto. Os produtos serão expostos num futuro espaço sénior dedicado a projetos de investigação e artísticos na área do envelhecimento.
Também já está em curso a rodagem de um filme, pelo artista visual e realizador João Garcia Neto, que pretende retratar a vivência dos seniores do Município de Ílhavo neste tempo de pandemia. “Visões Insulares” é uma exploração poética da solidão e da liberdade que os idosos experimentam - a maneira como cantam, dançam, amam, choram, lembram e sonham, quando sozinhos nas suas casas.
A estreia do filme está agendada para o mês de setembro, percorrendo as quatro Freguesias, com recurso a espaços não convencionais.
Num trabalho conjunto com o Museu Marítimo de Ílhavo, vai ser encenado um rádio-musical orientado pelo artista Jonathan Margarido, tendo como base a adaptação da novela “O meu amor foi para o mar…”, de José Geitoeira, publicado n' O Ilhavense no final da década de 1950. A apresentação deste projeto deverá ocorrer, em outubro, no Museu Marítimo de Ílhavo.
Para além destas cinco áreas, as ERPI são desafiadas a construir uma prova artística, com a orientação de um encenador, promovendo e explorando novas dinâmicas de animação gerontológica para os idosos e técnicos.
Por último, os dias 27 de julho e 7 de setembro, no Jardim Oudinot e na Vista Alegre, respetivamente, haverá emoção, adrenalina e destreza em doses certas. Numa corrida contra o cronómetro, efetuada em scotter elétrica, os Maiores são convidados a percorrer diferentes espaços, através de um mapa e vários enigmas por desvendar.