Joana Amendoeira e Terno Carioca atuam no Laboratório Artes Teatro Vista Alegre em dois espetáculos neste final de semana.
Apresentam “Cantos Migrantes” no ciclo de concertos “78 Rotações – Libertação da Memória Sonora” que destaca géneros musicais nascidos no Atlântico e que recupera músicas originalmente gravadas pelas indústrias fonográficas brasileiras e portuguesas da primeira metade do século XX, com arranjos contemporâneos dos maestros brasileiros Jayme Vignoli e Marcilio Lopes, da Casa do Choro do Rio de Janeiro.Os eepsetáculos na Vista Alegre estão marcados para esta sexta às 21h30 e no sábado às 19h.
Joana Amendoeira, uma das mais festejadas cantoras portuguesas da atualidade, e Terno Carioca, grupo instrumental brasileiro, juntam-se para recuperar a memória e o legado artístico de Ester de Abreu, uma das maiores cantoras portuguesas a estabelecer pontes musicais com o Brasil.
Ester de Abreu (1921, Lisboa – 1997, Rio de Janeiro) iniciou sua carreira em Portugal, mas mudou-se para o Brasil em 1949, onde obteve imediato sucesso como cantora da Rádio Nacional, tornando-se uma das cantoras portuguesas com maior reconhecimento no país.
No entanto, a maior parte de seu repertório encontra-se esquecido em antigos discos de 78 rpm – o que dá o mote para estes concertos.