O Município de Ílhavo recebeu mais uma edição do programa “astronomia nas escolas”.
A autarquia continua a apostar na divulgação da ciência, levando a astronomia às escolas, em sessões que decorreram entre 19 de fevereiro e 6 de março, dirigidas a alunos dos 3.º e 4.º anos do Município de Ílhavo.
As sessões, dinamizadas por José Matos, membro da Associação de Física da Universidade de Aveiro (FISUA), contaram com a participação de 755 crianças, dos três Agrupamentos de Escolas do Município.
Esta iniciativa tem como objetivo enriquecer o currículo e as experiências em sala de aula com conteúdos do domínio científico e técnico.
Este ano, a “Astronomia nas Escolas” é subordinada ao tema “A conquista da Lua”, recordando a madrugada de 21 de julho de 1969, na qual o homem conquistou finalmente a Lua, consumando uma grande aventura e realizando o sonho da humanidade.
Para José Matos, dinamizar estas ações é muito gratificante, salientando que “um dos maiores momentos da história da humanidade foi o envio dos homens à Lua”.
Poder transmitir isso aos alunos do 3.º e 4.º anos “é um orgulho e a recetividade tem sido muito boa. É algo que jamais esquecerão”, acrescenta.