A Festa do Pão de Vale de Ílhavo viveu, ontem, o primeiro dia para público escolar e seniores e hoje abre oficialmente ao público em geral.
Evento de três dias de atividade no Jardim Henriqueta Maia, em Ílhavo, na celebração das tradições ilhavenses.
Câmara de Ílhavo e associação “Os Baldas” promovem o evento que coloca as padeiras no centro das atenções.
Uma forma de mostrar as tradições na confeção artesanal das padas, folares e broa, que, em Vale de Ílhavo, tem passado de geração em geração.
João Torrão, da associação Os Baldas, de Vale de Ílhavo, diz que é o tributo ao melhor pão do mundo (com áudio)
Pela primeira vez, a Festa do Pão de Vale de Ílhavo vai receber dois municípios convidados – Albergaria-a-Velha, que traz o seu pão tradicional; e Guarda, com os seus queijos e enchidos.
Ambos terão um espaço dedicado para venda dos seus produtos, valorizando assim a experiência dos visitantes.
A luta pelas tradições é, segundo João Torrão, esforço cada vez mais exigente uma vez que há normas a cumprir que tornam todo o processo produtivo mais complexo (com áudio)
A abertura oficial acontece este sábado às 14h30, com a presença de todas as padeiras e moagens participantes, seguindo-se uma performance da banda de percussão de Vale de Ílhavo “Toca a Baldar”.
As padeiras estarão a vender pão e folar durante as tardes de sábado e de domingo, a partir das 14h30, até ao stock existente.
Durante as tardes de fim de semana, o Jardim Henriqueta Maia vai estar sempre animado.
No sábado, Mr. Milk traz ao jardim a “Família Cómica – Personagens do Povo”; no domingo, há “Gaitas Sirigaitas” e estátuas vivas.
Quem não falta à festa são os Cardadores de Vale de Ílhavo, que, no domingo, deverão chegar pelas 15h00 ao jardim.
Em ambos os dias, entre as 14h30 e as 18h00, há “Porta da Bagageira”, uma feira de venda de usados, promovida pela Junta de Freguesia de São Salvador.
Novidade deste ano são os showcookings “Tapas” – sábado com Bárbara Pereira, concorrente do programa de televisão “Masterchef” e proprietária da pastelaria “Junes”, em Ílhavo; domingo é a vez de Filomena Grave, conhecida por todos como Dona Mena, que é também o nome do seu restaurante em Vale de Ílhavo.
A Festa do Pão de Vale de Ílhavo encerra com a atuação do Rancho da Casa do Povo de Ílhavo, às 18 horas.
Apesar dos principais ícones de Vale de Ílhavo estarem representados no Jardim Henriqueta Maia, durante a Festa do Pão, no domingo de manhã há uma visita interpretativa a Vale de Ílhavo para conhecer “in loco” o património material e imaterial deste lugar, recentemente incluído na rede “Aldeias de Portugal”.