Aveiro é durante 3 dias Capital da Ciência como cidade anfitriã do Ciência 2023, evento que acontece pela primeira vez fora de Lisboa.
Sob o tema “Ciência e Oceano para além do horizonte”, o maior encontro da comunidade científica no país está de volta para discutir os desafios do futuro e para apresentar alguns dos principais temas de investigação e desenvolvimento em Portugal.
Peritos e investigadores de diferentes áreas científicas vão estar em Aveiro num evento que vai chamar a atenção para os problemas e desafios do setor.
Ao longo dos três dias do encontro serão dinamizadas seis sessões plenárias, com temas tão diversos como o clima, a economia do mar ou a alimentação, e 30 sessões temáticas paralelas que se debruçam sobre temas como a economia azul, circular e sustentável, a biotecnologia, as energias renováveis, a saúde, entre muitos outros tópicos.
Do conjunto de mais de 180 oradores fazem parte nomes como Emanuel Gonçalves da Fundação Oceano Azul, Eva Calvo, do Institute of Marine Sciences, Spyros Kouvelis, do Instituto para o Desenvolvimento Sustentável da Organização Europeia de Direito Público, Joana Xavier, do CIIMAR e Estrela Matilde, da Fundação Príncipe.
Pelo evento passam, ainda, as principais figuras de Estado.
Helena Vieira, Comissária do Encontro Ciência 2023, destacou a importância do encontro e a mobilização da comunidade científica (com áudio)
Rosalia Vargas, Presidente da Agência Nacional da Cultura Científica, realça o esforço feito pelos centros de ciência para democratizar o acesso à ciência.
Destaca as conquistas sempre que esse esforço chega aos cidadãos (com áudio)
Logo depois da entrega de medalhas de mérito científico 2023, o Primeiro-Ministro António Costa fala no encerramento deste primeiro momento.
Ao final da tarde fala Duarte Cordeiro, Ministro do Ambiente e da Ação Climática, já depois da intervenção dos cientistas.
Na agenda do evento sabe-se que Marcelo Rebelo de Sousa estará em Aveiro na sexta-feira para o encerramento.