A deputada do PSD Carla Madureira insistiu esta terça-feira na importância de uma intervenção de fundo na orla costeira do concelho de Ovar para fazer face à erosão.
Numa audição ao ministro do Ambiente e Ação Climática, a parlamentar social democrata defendeu uma ação mais estrutural e menos reativa.
“Precisamos de nos adaptar a esta realidade e de gerir a proteção costeira de forma mais estrutural e menos reativa, por exemplo, intervindo ao nível do trânsito sedimentar ou até do recuo planeado”.
Carla Madureira lamenta continuar “a assistir, sobretudo, a intervenções pontuais e paliativas, meramente defensivas, que vão apenas adiando e mitigando o problema, ainda que possam ser necessárias”.
Recordou que na praia do Furadouro, concelho de Ovar, o governo prometeu uma intervenção que visa a reabilitação da estrutura longitudinal e dos esporões, e questionando o governante sobre o calendário para a concretização desta obra. Por outro lado, a deputada do PSD confrontou o ministro sobre que outras intervenções estão previstas para esta zona, “numa lógica mais sistémica e estrutural, para assegurar uma gestão mais sustentável do ciclo sedimentar, mantendo a linha de costa”.
A parlamentar aveirense fez notar que “a região Centro, e em especial o distrito de Aveiro, tem algumas das zonas mais vulneráveis à erosão costeira, sendo fundamental investir na proteção destes territórios para garantir a proteção de pessoas e bens”.