Águeda reforça a aposta na criação contemporânea com parceria para dinamização das residências artísticas.
Programa AGITLab aposta na criação artística, no estabelecimento de parceiras e coproduções nacionais e internacionais e no envolvimento da comunidade local.
O Município aprovou, ontem, em reunião de Câmara, a renovação da parceria com a Improvise & Organize – Associação Cultural, para a dinamização do Programa de Residências Artísticas – AgitLab, que apoia artistas emergentes, nacionais e internacionais, que trabalham em todas as disciplinas artísticas, por meio de residências de curta e longa duração.
O protocolo reforça o apoio a artistas emergentes, criando condições para que possam desenvolver projetos em Águeda e, a partir das residências no concelho.
No âmbito do protocolo, o Município assegura a cedência gratuita das instalações da residência do Parque de Alta Vila, bem como apoio logístico às atividades programadas. Está ainda previsto um apoio financeiro até ao montante máximo de 32.500 euros.
A programação para 2026 inclui projetos de formação circense com escolas do concelho, a celebração dos 10 anos do AgitLab com uma exposição comemorativa, residências artísticas internacionais (Marrocos, Croácia e Holanda), a residência “Moon Gallery X AGITlab” (que implicará a realização de uma exposição final no Centro de Artes de Águeda), o programa “Open House”, que acolherá artistas nacionais e internacionais em regime de convite, bem como uma open call, cuja temática ainda não está definida, mas que apoiará artistas que queiram desenvolver projetos em residência em Águeda.
“O AgitLab tem contribuído para consolidar Águeda como cidade de produção criativa, transformando o espaço público num verdadeiro laboratório de experimentação artística”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que “este protocolo representa a continuidade de uma política cultural consistente e estratégica, que reconhece a cultura como investimento”.
Para o Vereador da Cultura e da Promoção do Concelho, “o AgitLab tem sido um exemplo claro de como a criação artística pode gerar impacto no território, envolver a comunidade e projetar Águeda além-fronteiras”.