Aveiro: Cidadãos reclamam reabertura de passagem superior sobre a linha do norte.

Moradores na Estrada de Vilar, em Aveiro, reclamam a reabertura da passagem superior sobre a linha do norte para peões.

Alegam que não há condições para circular na área desde que foi encerrada a passagem superior sobre a linha do Norte, perto do antigo Pão de Açucar, na ligação à zona do crematório, e assinalam protesto com uma reclamação formal.

Esse encerramento em vigor há cerca de ano e meio, devido a avarias constantes do elevador e devido a questões de segurança, obriga a um desvio pela Rua de Bourges até ao atravessamento junto à Escola Mário Sacramento que os cidadãos consideram perigoso para crianças e idosos.

“O cenário na Rua de Bourges é desolador: o passeio está obstruído por troncos de árvores e o piso é totalmente irregular, o que já provocou quedas e acidentes com peões. É inadmissível que, em pleno 2026, uma infraestrutura essencial esteja bloqueada há um ano e meio, empurrando os cidadãos para um percurso alternativo sem o mínimo de segurança ou acessibilidade”, lamentam os moradores.

O lamento tem sido vincado também por quem circula a pé até à zona da Forca Vouga, pela falte de condições nos passeios.

IP e Câmara de Aveiro foram informados do desagrado mas a comunidade continua sem soluções e a lamentar que não seja respeitado o “direito à mobilidade”.

Pedem datas para a obra e reabertura da passagem superior e reparação urgente do pavimento e remoção de obstáculos na Rua de Bourges.