3Maps, BuildToo, Nemobile, Sentinel e Trash4Goods foram as startups selecionadas para desenvolver soluções para empresas, fora de Lisboa e do Porto, no Portugal de Startup em Startup.
O programa levado a cabo pela Startup Portugal, Beta-i e Microsoft Portugal teve como objetivo promover e apoiar a descentralização da inovação colaborativa, tendo envolvido empresas e startups fora dos centros de Lisboa e do Porto.
A “3Maps” é de Avanca e dedica-se à resolução de problemas e ao desenvolvimento de soluções de negócio inovadoras na indústria 4.0.
As startups finalistas apresentaram as suas soluções anteontem, numa sessão na Universidade de Aveiro Incubator, que contou com a abertura de Andrew McAdam, Global Field Lead da Microsoft for Startups, e com a presença de António Dias Martins, diretor executivo da Startup Portugal, Diogo Teixeira, CEO da Beta-i, e Andrea Rubei, Diretor Executivo de Marketing e Operações da Microsoft Portugal, assim como de todas as empresas envolvidas no programa.
“Programas como o Portugal de Startup em Startup são fundamentais para mostrar que o nosso tecido empreendedor vai muito além de Lisboa e do Porto e que é possível criar sinergias de valor entre estas startups e empresas relevantes da nossa indústria. Destaco também a importância da capilaridade da nossa rede de incubadoras, fundamental para fazer chegar o programa a todo o país”, reforçou António Dias Martins diretor executivo da Startup Portugal.
Esta iniciativa surgiu no âmbito do Memorando de Entendimento estabelecido entre a Microsoft e o Governo Português, em novembro de 2020, e que compreendeu um investimento de até 1 milhão de euros, traduzido no acesso gratuito à tecnologia cloud do Microsoft Azure e a oportunidades de desenvolvimento de projetos com parceiros da tecnológica.
Andrea Rubei (Microsoft Portugal) defende que Portugal é um país de talento.
"Esta iniciativa é a prova de que há ainda muito talento por descobrir e apostar no nosso país e que, ao investirmos na descentralização da inovação e no empreendedorismo, continuaremos a promover o desenvolvimento e igualdade de oportunidades para todos. Muitos parabéns às startups finalistas e às empresas de referência nacional que aceitaram este desafio para, juntos, tornarmos Portugal um país mais equilibrado, equitativo e inclusivo".