Esta quarta-feira, a Escola EB 1 de Sarrazola, em Cacia, recebeu a inauguração de um Laboratório Tecnológico, destinado a 31 Escolas do ensino básico do Município de Aveiro.
Denominada Tech Labs, esta é uma atividade organizada pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), no âmbito da iniciativa Aveiro Tech City.
O Tech Labs é uma atividade que “visa a implementação de laboratórios tecnológicos” em 31 Escolas do 1.º ciclo “para estimular a descoberta de capacidades e o interesse do aluno por estas áreas no seu percurso educativo, acompanhado de um programa de formação para todos os professores desse nível de ensino”, referiu Ribau Esteves. (com áudio)
Entre outros elementos, os Laboratórios serão equipados com uma impressora 3D, kits de robótica, kits de circuitos elétricos e equipamentos informáticos.
Esta ação é parte integrante de uma estratégia integrada da CMA de promoção das competências STEAM em todos os níveis do ensino básico e secundário.
O projeto Aveiro STEAM City é cofinanciado pelo Fundo de Desenvolvimento Regional – FEDER, através do programa Urban Innovative Actions. O seu investimento global é de 6.115.915€ com o apoio FEDER 4.892.732€.
“Este dia ficará marcado na vida de muitas crianças no nosso Município como o momento em que Escola se adaptou ao seu tempo. Aveiro precisa de gente mais qualificada a trabalhar nas empresas do município, e não só. É muito para elas que estamos a semear hoje - para virmos a colher no futuro”, referiu José Ribau Esteves, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) na inauguração dos Tech Labs, uma atividade que fez chegar a todas as 31 escolas do 1.º Ciclo do Ensino Básico e às quatro escolas do Ensino Secundário do Município, laboratórios tecnológicos, num investimento global em equipamentos e formação de 325.000€.
O momento inaugural para as Escolas do 1.º Ciclo aconteceu esta manhã, na Escola EB 1 de Sarrazola, em Cacia, onde os alunos contam agora com um laboratório equipado e adaptado às suas idades, com uma impressora 3D, kits de robótica, kits de circuitos elétricos e equipamentos informáticos. O Ensino Secundário tinha já recebido o equipamento no ano letivo transato (2018/2019), e que tem o devido desenvolvimento e formação durante o atual ano letivo (2019/2020).
Filipe Teles, Pró-Reitor da Universidade de Aveiro, Manuel Alexandre, diretor do Agrupamento do Rio Novo do Príncipe e Nelson Santos, Presidente da Junta de Freguesia de Cacia também marcaram presença na inauguração dos Tech Labs.
Para Ribau Esteves, esta iniciativa é um “instrumento necessário para estimular o ensino dos mais novos, introduzindo-os ao mundo da programação, ao mesmo tempo que são despertadas competências que, de outra forma, não seriam trabalhadas”. Já para os alunos, a quem de destina este laboratório esta manhã foi “bem diferente e estamos a gostar muito muito muito. Dá para aprender robótica, circuitos elétricos e da para desenvolver a imaginação”.
A implementação de Tech Labs nas escolas do 1.º ciclo apresenta uma forte componente dedicada ao ensino experimental para promover o gosto e a aprendizagem pela ciência e tecnologia, com recurso a espaços de experimentação para estimular a descoberta e interesse dos alunos por estas áreas ao longo do seu percurso educativo, aumentando o domínio das competências STEAM na comunidade educativa.
Ao mesmo tempo, esta atividade engloba um programa de formação para todos os docentes, desenvolvida pela Universidade de Aveiro e acredita pelas entidades competentes, que os permite capacitar enquanto agentes de mudança para que possam passar o conhecimento aos seus alunos.
As ferramentas e kits que fazem parte de um Tech Lab permitem explorar inúmeras possibilidades de projetos STEAM e robótica, como por exemplo, explorar associações em série e em paralelo, assim como, experimentar propriedades elétricas de diferentes materiais e, ainda, construir uma engenhoca que rabisca papel, com recurso a materiais simples e reutilizáveis. Nesta atividade é possível, com a ajuda de circuitos elétricos, dar asas à imaginação e criar obra de arte.
Esta ação é parte integrante de uma estratégia integrada da CMA de promoção das competências STEAM em todos os níveis do ensino básico e secundário.
Para o 2.º e 3.º Ciclo do Ensino Básico a instalação destes equipamentos está prevista para o próximo ano letivo de 2020/2021, em todas as sete escolas do Município.