Aveiro, Ponta Delgada, Braga, ou Évora. Uma destas cidades vai ser Capital Europeia da Cultura em 2027.
A lista foi anunciada esta tarde, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.
Fora desta lista final ficaram Coimbra, Faro, Funchal, Guarda, Leiria, Oeiras, Viana do Castelo e Vila Real. O anuncio foi feito pela presidente do júri internacional, Beatriz García, na presença da ministra da Cultura, Graça Fonseca, depois da primeira ronda de avaliação.
As audições, estruturadas em 45 minutos de apresentação das candidaturas e outros 45 minutos para respostas a perguntas dos jurados, iniciaram-se na terça-feira. Em cima da mesa estavam seis critérios: contribuição do projecto da Capital Europeia da Cultura para a estratégia da cidade a longo prazo; conteúdo cultural e artístico; dimensão europeia; alcance e envolvimento da comunidade no projecto; plano global de gestão, incluindo o orçamento alocado ao projecto. O painel de 12 decisores incluía três especialistas nomeados pelo Parlamento Europeu (Suvi Innilä, Else Christensen-Redzepovic e Jorge Cerveira Pinto), outros três indicados pelo Conselho Europeu (Marilyn Gaughan Reddan, Goda Giedraityte e Rossella Tarantino), a que se juntaram três representantes da Comissão Europeia (Jelle Burggraaff, Beatriz Garcia e Hrvoje Laurenta), uma representante do Comité das Regiões (Anne Karjalainen) e dois peritos escolhidos pelo Ministério da Cultura português (João Seixas e Suzana Faro).
Ribau Esteves já comentou a notícia, sublinhando que "nada está ganho". O autarca está confiante e espera que Aveiro seja o vencedor anunciado. (com áudio)
Fonte: Público