A requalificação do Bairro do Carramona, em Esgueira, o início da construção de mais uma via ciclável, em São Jacinto, e a recuperação do deck do Cais do Alboi são obras que vão consumir perto de 500 mil euros em aposta na qualificação do espaço público.
A autarquia anuncia para os próximos dias o arranque da obra de requalificação urbana do Bairro do Carramona.
Empreitada a cargo da empresa Construções Carlos Pinho e que envolve um montante de 283.625,45 €.
A obra vai acontecer nas ruas Padre Manuel Marques Ferreira, Dr. Artur Alves Moreira, Manuel Melo Freitas e D. Domingos Fernandes, visando a reorganização e reabilitação dos espaços destinados ao peão, estacionamento automóvel e espécies arbóreas existentes, bem como a requalificação da via e a renovação das infraestruturas.
São 5 meses para concluir este trabalho.
Entretanto, já teve início a empreitada de construção de uma nova via ciclável na área urbana de São Jacinto, que vai fazer a ligação entre o Cais do Ferryboat, a Praia e a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.
Obra de 129 mil euros a cargo da empresa Empreitivaf.
Com este investimento a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) a aumenta para 40 km a extensão global de ciclovias no Município de Aveiro, sendo que esta via terá a extensão aproximada de 2,5 km.
O projeto prevê a criação de sentidos únicos na Avenida Riamar (nascente > poente), na Rua Dunas de São Jacinto (norte > sul) e nas Rua do Emigrante e Avenida Almirante Gago Coutinho (poente > nascente).
Serão também executados trabalhos de repavimentação, qualificação de passeios, sinalização horizontal e vertical, além de trabalhos urbanísticos que se revelem necessários.
A rede ciclável na área urbana de São Jacinto vai ser interligada com a ciclovia existente na Torreira, com futura ligação ao Furadouro, no âmbito de um projeto que a CMA tem em execução, integrando a rede de ciclovias da Ria de Aveiro, sendo essa componente financiada por um programa do Turismo de Portugal, que a CMA no quadro da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) apresentará proximamente.