A Universidade de Aveiro apela ao mecenato e lembra que o apoio à formação é determinante na construção de sociedades mais competitivas e resilientes.
O encontro Alumni & Famílias permitiu o lançamento da plataforma de mecenato e o Vice-reitor da UA para a Cooperação Universidade-Sociedade, com o pelouro da relação com os antigos alunos, lembrou notícias recentes que apontam a região de Aveiro como uma das três NUTS III que ficaram acima da média nacional no índice de competitividade em 2023, segundo o Índice Sintético de Desenvolvimento Regional (ISDR).
João Veloso recordou ainda que a UA tem vindo a contribuir, a seu modo, para esta realidade e que o mecenato pode ser uma forma de retribuir “apoiando os atuais estudantes para que tenham uma passagem mais digna pela UA e maior sucesso no seu percurso de estudantes”.
“Apoiar a nossa instituição, não é apenas investir na educação e na investigação, mas também investir na construção de um futuro melhor. Pautamos a nossa atuação pelo desígnio de servir a região e o país, estimulando o desenvolvimento social e económico de empresas e particulares e é nesta lógica de deve e haver que o mecenato encontra a sua razão de ser”, explica-se na plataforma apresenta nesta Dia Alumni & Famílias.
O Dia Alumni & Famílias da Universidade de Aveiro (UA), dia de reencontro de antigos alunos, seus cônjuges e descendentes, dia festa, contou com mais de 1000 participantes, reforçando a participação de 2024.
Houve medalhas para antigos alunos que concluíram a sua formação há 25 ou 35 anos e foi apresentada oficialmente a plataforma de mecenato da UA, tornando a Academia Aveirense a segunda universidade portuguesa a ter uma plataforma dedicada.
No momento de abertura da tarde de festa, o Reitor Paulo Jorge Ferreira sublinhava o apreço da UA pelos seus antigos alunos, o gosto que teve em retomar contactos interrompidos há anos e destacou a diferença que sido cada vez mais pequena entre alunos e antigos alunos, perante a relevância cada vez maior da formação ao longo da vida.
Para além de um dia de festa e reencontro, animado também por atividades para as crianças, atuações diversas, como a do duo de antigas alunas Beija-Flor, a das tunas Universitária de Aveiro (TUA, tuna masculina) e Feminina da Associação Académica da UA, a da Demo-Team do Instituto Confúcio da UA (com Artes Marciais) & Dança do Dragão, e o ilusionismo com Filipe Monteiro (também antigo aluno), foi apresentada a plataforma de mecenato.
Durante a tarde deste dia 14 de junho foram entregues medalhas a antigos alunos que se inscreveram para tal.
Foram entregues 89 medalhas aos que terminaram os seus estudos há 25 anos e 20 aos que os concluíram há 35.