Câmara de Aveiro adjudica projeto de execução do loteamento da antiga Lota de Aveiro por 730 mil euros.

A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) adjudicou à empresa aveirense “Cátia Alexandre & Nuno Costa, Lda.” a elaboração do projeto de execução do Loteamento do “Parque das Marinhas – Aveiro”, no valor total de 730.976€.

O projeto abrange todos os trabalhos de arquitetura e especialidades necessários ao desenvolvimento do loteamento, que terá a condição formal de Loteamento Municipal.

A CMA fica responsável pela execução da prospeção geológica e geotécnica, cujo relatório será entregue à equipa projetista.

A adjudicação decorre do Concurso de Ideias denominado “Estudo Urbanístico da Zona da Antiga Lota de Aveiro – Living Places Lab”, lançado pela CMA e cujo resultado foi anunciado em março de 2023, tendo sido vencedor o gabinete “Cátia Alexandre & Nuno Costa, Lda.”, que recebeu um prémio de consagração de 50 mil euros (a empresa usa o nome comercial “dois arquitectos”).

O projeto apresentado pelos vencedores, designado “Parque Urbano das Marinhas”, prevê a requalificação e valorização da zona da antiga Lota de Aveiro, com a criação de um espaço urbano multifuncional que integra habitação, hotel, comércio, restauração, áreas para associações náuticas, um centro de interpretação ambiental, parque verde e ancoradouro.

Com esta adjudicação, a CMA avança com a transformação da antiga Lota de Aveiro num novo polo urbano e ambiental, reforçando a estratégia municipal de requalificação da frente lagunar, cuidando devidamente da sustentabilidade ambiental e da integração da Cidade com a Ria.