O astronauta Marcos Pontes, primeiro e até hoje único astronauta brasileiro, vai estar na Universidade de Aveiro para partilhar a sua experiência de viagem ao espaço.
Convidados refletem sobre a importância da tecnologia e da formação para a Exploração Espacial, nomeadamente através da Engenharia Aeroespacial na UA.
A palestra tem início às 17h00, no Auditório da Reitoria da UA. A entrada é livre.
A Exploração Espacial é uma área com forte desenvolvimento e em grande expansão.
Para que este avanço ocorra, a formação especializada é fundamental para a constituição de equipas que possam dar o seu contributo na criação de tecnologia e novas soluções.
O evento desta quinta, em que o astronauta Marcos Pontes vai partilhar a sua experiência de viagem ao espaço, conta com um painel de cinco oradores.
Adriano Teixeira, Secretário da Educação de Passo Fundo; Rui Moura, Professor Associado na UA; Pedro Casau, docente e diretor do Mestrado em Engenharia Aeroespacial da UA e Maria Neto, embaixadora "Astronauta por um dia" e aluna de Engenharia Aeroespacial, são os convidados.
A abertura do evento conta com a presença de Artur Silva, Vice-Reitor da UA, e a moderação da conversa será assegurada por Pedro Pombo, diretor da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro.
Marcos Pontes, o primeiro astronauta brasileiro, participou na “Missão Centenário”, em homenagem às comemorações dos 100 anos do voo de Santos Dumont.
Em 2006, partiu para a Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave russa Soyuz TMA-8, com um conjunto de experiências científicas para realizar em ambiente de microgravidade.
Ex-ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, é atualmente senador por São Paulo e acredita no desenvolvimento do país através da educação e da inovação.
A palestra “A importância da tecnologia e da formação para a Exploração Espacial” acontece no âmbito do programa do 2º Seminário Luso Brasileiro de Educação e Tecnologia, que iniciou a 11 de junho e decorre até 14 de junho.