Albergaria-a-Velha tem em marcha um projeto para três anos de promoção da inclusão social e combate à pobreza persistente, em quatro das seis freguesias do Concelho. O projeto chama-se Albergaria Integra'T e é um Contrato Local de Desenvolvimento Social de 3.ª Geração (CLDS-3G).
A Segurança Social identificou como áreas de intervenção elegíveis as freguesias de Ribeira de Fráguas, S. João de Loure e Frossos, Alquerubim e Angeja. A Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha (PRAVE), que integra o Município Albergariense e a Associação Empresarial (SEMA), lançou a candidatura para intervenção nestas áreas.
Dalila Pinho, a coordenadora do CLDS em Albergaria, destaca como eixos de intervenção do projeto o emprego, formação e qualificação; intervenção familiar e parental preventiva da pobreza infantil; e a capacitação da comunidade e das instituições.
A responsável explica que estão previstas intervenções junto de minorias étnicas, da população desempregada, dos portadores de deficiência e dos idosos de forma a minorar os efeitos da exclusão social.
Apesar de ter iniciado em Dezembro passado, o Albergaria Integra'T começou verdadeiramente este mês com um conjunto de ações que passam pela criação de uma bolsa de emprego, reuniões com parceiros, incluindo agrupamentos de escolas e IPSS, entre outros. Até dezembro de 2016, o Albergaria Integra'T vai
implementar dezenas de intervenções, a partir das suas instalações na Incubadora de Empresas de Albergaria-a-Velha, grande parte delas no terreno, nas quatro freguesias sinalizadas.
O Albergaria Integra'T tem a duração de três anos e é financiado pelo Programa Operacional Inclusão Social e Emprego, no valor de 450 mil euros.