O Executivo, da União de Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, Concelho de Águeda, dá força à celebração dos 800 Anos dos Santos Mártires em Travassô.
A Irmandade dos Santos Mártires de Marrocos, associação de cariz religioso com sede na União das Freguesias de Travassô e Óis da Ribeira, celebra os 800 anos da morte dos Mártires em Marrocos, venerados em Travassô há já vários séculos.
Enviados em missão evangelizadora para a Espanha árabe por Francisco de Assis, em 1219, estes cinco franciscanos italianos com os nomes de Vital, Berardo, Otão, Pedro, Acúrsio e Adjuto, viriam a ser decapitados em Marrocos, no dia 16 de Janeiro de 1220 a mandado do imperador de Marrocos, Mirambolim.
Os seus restos mortais enviados para Portugal pelo infante D. Pedro, filho de D. Sancho, encontram-se desde sempre sepultados no Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra.
Os Santos Mártires de Marrocos são lembrados através de uma festa única, pois o único local no Mundo onde são venerados anualmente, énesta localidade de Travassô.
Festividade de religiosidade popular com milhares de pessoas em Travassô entre romeiros e turistas, oriundos de todo o país.
As celebrações têm início, esta quinta, às 20h30, na Igreja Matriz, com Eucaristia, seguida de procissão e inauguração do monumento alusivo aos 800 anos do martírio dos primeiros frades enviados em missão a Marrocos, por São Francisco de Assis.
Na sexta, às 21h00, na Sede da Orquestra Filarmónica 12 de Abril, em Travassô, há conferência "800 anos dos Mártires de Marrocos",com a presença do Padre Vítor Melícias.
No dia 18, pelas 18h00, na Igreja Matriz, Eucaristia seguida de "Procissão do Nus", esta Procissão secular, denominada de Procissão dos Nus, tem como particularidade a presença da Sagrada Relíquia.
Este elemento representa o busto-relicário em madeira de um franciscano, que ostenta no peito uma reentrância fechada por um vidro onde se encontra depositado um dos ossos de um dos mártires de Marrocos.
No domingo, às 8h00, dia principal da festa, o ponto alto das celebrações inicia-se com a segunda Procissão Solene, pelas 10h00, terminando com Eucaristia campal, no Adro da Igreja de Travassô.
Sérgio Neves, autarca da união de freguesias, realça a tradição da romagem e a forma como a população vive este momento (com áudio)