Águeda mostra os rios aos alunos das escolas em viagem virtual.
A autarquia dinamizar um projeto de educação ambiental que proporciona aos alunos do 4.º ano das escolas do concelho uma “viagem virtual” pelo rio.
E as crianças até podem personalizar um peixe e visualizá-lo na sala de aula. As sessões iniciaram na quinta-feira passada e prolongam-se até maio de 2025.
Esta iniciativa integra o programa “Rio de Todos”, que é dinamizado pelo Município de Águeda desde 2019, no âmbito do projeto LIFE Águeda e do Programa de Educação Ambiental, Sustentabilidade e Ciência de Águeda, e já envolveu mais de 2 300 alunos do 5.º ano das escolas de todo o concelho.
No presente ano letivo, o programa vai ser direcionado às turmas do 4.º ano e inclui, como auxiliar pedagógico, um novo equipamento, intitulado “Meu Rio”, que consiste num computador e um scanner que projetam o ambiente virtual de um rio na parede.
Após a explicação das principais vertentes, áreas de atuação e alguns resultados do projeto LIFE Águeda, os alunos são sensibilizados para os conjuntos de espécies existentes nos rios da região, como a enguia, o ruivaco, o sável, a truta ou o verdemã.
Os técnicos municipais fazem uma explicação de algumas das características destes animais e é projetado o ambiente virtual do rio.
Cada aluno escolhe uma folha, que lhes permitirá personalizar até cinco peixes diferentes.
Os alunos, através do scanner, poderão introduzir o “seu” peixe no rio, ficando o rio virtual habitado pelos peixes da turma.
O processo criativo e de desenvolvimento deste projeto 3D levou alguns meses a concretizar e tem como principal objetivo aproximar a imagem, o mais possível, do ambiente natural de um rio e sem as espécies exóticas invasoras.
Todos os elementos que constituem o ambiente 3D foram desenvolvidos de raiz, desde os peixes autóctones representados, lontra, espécies da flora aquática, leito do rio, entre outros.
Como referido, a primeira sessão desta iniciativa aconteceu na quinta-feira, na EB António Graça, em Barrô, e prosseguirá até final do ano letivo, percorrendo as escolas de todo o concelho, abrangendo mais de 500 alunos.
“Esta é uma ação que tem cativado a atenção das crianças e que procura ensinar, em ambiente divertido e com recurso a tecnologia, a importância da preservação dos nossos rios e das espécies autóctones que neles habitam”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, avançando que este ano está a ser feita uma aposta no formato 3D do projeto.
A par destas sessões pedagógicas para o 4.º ano, o Município de Águeda mantém as atividades com os alunos do 5.º ano de todo o parque escolar do concelho, abordando, neste ano letivo, o tema da economia circular e que vão envolver mais de 420 crianças.