O Município de Águeda já recebeu o selo de Smart City. Foi no decorrer da Green Business Week (Semana Nacional para o Crescimento Verde) no Centro de Congressos de Lisboa (CCL). O Município de Águeda, durante o evento, arrecadou dois prémios: o selo de Smart City e o prémio Inovação, pelo apoio à internacionalização das empresas de Águeda e ao empreendedorismo.
Organizada pela Fundação AIP, com o apoio do Ministério do Ambiente e Ordenamento do Território e Energia e de várias entidades públicas e privadas, a Green Business Week teve como principal objetivo dar notoriedade a empresas, universidades, autarquias e diversas outras entidades que conciliam o crescimento económico com um futuro sustentável.
Águeda mostrou algumas das soluções existentes na cidade, nomeadamente o controlo dos gastos com água, eletricidade e outras plataformas que controlam a gestão autárquica. Uma das aplicações com mais êxito foi mesmo a do urbanismo digital, que chamou a atenção das muitas câmaras municipais que visitaram o evento. Para além disso, o presidente do Município, Gil Nadais, foi presença assídua nos vários debates. “Quisemos estar entre os melhores, olhar para os exemplos lá fora e encontrar parcerias”.