Hiroshima Toyo CARP, um dos mais conceituados clubes de basebol do Japão, replica ruas coloridas de Águeda em Hiroshima.
O Município de Águeda recebeu, na manhã do dia 1 de fevereiro, a visita de uma comitiva proveniente do Japão, liderada por Makoto Nobira, representante do Presidente do Hiroshima Toyo Carp, Hajime Matsuda.
O grupo foi recebido pelo Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, demais executivo camarário e técnicos municipais que acompanharam a comitiva em reuniões de trabalho e visitas técnicas.
Em 2017, o município foi contactado pelo Hiroshima Toyo Carp, um dos mais conceituados clubes de basebol profissional do Japão e de toda a Ásia. No seguimento desse primeiro contacto, uma representação do clube visitou o município durante o AgitÁgueda Art Festival, a procura de mais informações sobre o evento criativo, com especial enfoque na arte urbana, nomeadamente nos guarda-chuvas coloridos, com o intuito de reproduzirem uma rua dos chapéus coloridos no estádio em Hiroshima.
Dando continuidade aos trabalhos iniciados em 2017, a comitiva decidiu concertar aspetos técnicos do evento e formalizar presencialmente o convite para o Município de Águeda participar nos festejos da comemoração do 10º aniversário do estádio de basebol, onde irão promover o AgitÁgueda Art Festival e a cidade de Águeda.
O evento que irá decorrer de 25 a 27 de maio será transmitido em direto para quase toda a Ásia, prevendo receber cerca de trinta mil visitantes por jogo e alcançar mais de um milhão de espectadores por emissão, somente em Hiroshima.
Segundo o Vice-Presidente, Edson Santos, “o AgitÁgueda é uma ferramenta de afirmação do município enquanto destino turístico e um veículo de promoção de todo o concelho e da região além fronteiras. Queremos que o investimento feito anualmente se traduza em retorno económico para o nosso concelho.”
Também o Embaixador de Portugal no Japão, Francisco Xavier Esteves, reitera, em carta endereçada, que o destaque que o município de Águeda receberá através deste evento a realizar no Estádio de Hiroshima, se traduzirá não só na promoção da cidade mas também do país no Japão.