Os formandos do grupo de voluntários da Liga Portuguesa Contra o Cancro começam a colaborar com a Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro.
Ação ao abrigo do Protocolo assinado em abril do corrente ano entre a ULSRA e o Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa contra o Cancro.
Trata-se de um grupo de doze pessoas, com formação específica em voluntariado em oncologia e, que, agora, vai dar início ao seu trabalho junto dos doentes da Oncologia Médica.
Este grupo de voluntários vai estar presente no serviço de oncologia do Hospital de Aveiro, quatro dias por semana, das 08h30 às 12h30, prestando apoio emocional e acompanhamento mais próximo aos doentes oncológicos e acompanhantes durante o período de permanência hospitalar.
Adicionalmente, prestarão um conjunto de serviços, nomeadamente: café com leite (oferta de refeições ligeiras aos doentes e acompanhantes); acolhimento e guias (acolhimento, orientação e acompanhamento do doente); apoio ao doente em tratamento e divulgação e encaminhamento para os serviços da LPCC.NRC.
Margarida França, Presidente do Conselho de Administração da ULS RA, mostra-se bastante satisfeita com este novo desafio, que considera representar uma “profunda mais-valia” para todos, mas principalmente para os doentes.
“Para além de complementar os cuidados clínicos, esta iniciativa reforça os laços entre a sociedade civil e o Serviço Nacional de Saúde, promovendo a solidariedade, a cidadania ativa e o envolvimento comunitário. Valoriza-se, assim, o papel das instituições envolvidas, criando uma resposta integrada e mais humana aos desafios da doença oncológica, com benefícios evidentes para os doentes, as suas famílias e a própria organização dos serviços de saúde”, afirma.
Já Vítor Rodrigues sublinha que “a colaboração do nosso voluntariado hospitalar com a ULSRA é para nós motivo de grande satisfação e entusiasmo, pois será mais um pequeno (grande) passo no apoio ao doente oncológico e seus familiares”.
O Presidente da LPCC.NRC reforça, ainda, que a formação de voluntários e a sua alocação às unidades de saúde com oncologia é uma das missões maiores da Instituição e, por isso, vê o alargamento à Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro como mais um passo muito significativo.