O responsável pelo projeto “Risoterapia/Carrinha dos Sorrisos admite que é necessário trabalho de continuidade e uma presença mais regular junto de instituições com seniores.
A associação “Mais Feliz” que envolve 27 entidades com Estruturas Residenciais para Idosos, Centros de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Centros de Convívio em Municípios participantes, admite que há resultados animadores.
Um estudo com auscultação de 298 pessoas avaliadas, antes e depois da passagem de Fernando Batista pelas instituições, confirma que há uma redução de 2% no universo de utentes que assumia um quadro de dores e mal estar.
Os utentes gostam da terapia do riso e dizem que só é pena o animador "faltar à palavra" (com áudio)
Após mais de um ano de atividades com pessoas mais velhas, espalhando sorrisos e compartilhando sentimentos positivos, Fernando Batista fez balanço.
O risoterapeuta diz que este é um esforço que merecer ser intensificado (com áudio)
Instituições de Águeda, Vagos, Mira, Estarreja e Ílhavo mobilizaram-se para dar sessões der risoterapia aos utentes de 30 IPSS.
Um total de 618 idosos contaram com 4 atividades, entre as quais a risoterapia, e os municípios não têm dúvidas sobre o grau de eficácia da terapia.
João Semedo, vice presidente da Câmara de Ílhavo, diz que o projeto tem no Laboratório do Envelhecimento um lugar especial.
Num mês que começou com as Idolíadas e acaba com balanço à “carrinha dos sorrisos”, o autarca diz que o esforço dos municípios continua em provar que há vida em todas em faixas etárias (com áudio)