A Escola Secundária da Gafanha da Nazaré distinguida na final da 10ª edição do concurso “apps for good”.
Reveladas as 14 soluções tecnológicas vencedoras na décima edição do projeto em Portugal.
Apps for Good (AFG) apresentou as 14 soluções vencedoras, oriundas de escolas de todo o país, num encontro que decorreu no dia 18 de setembro no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa.
Trata-se de um programa educativo tecnológico, que desafia alunos e professores a desenvolverem aplicações que realcem o potencial da tecnologia na transformação das suas comunidades.
O Prémio Melhor App 2.0, categoria criada para equipas da edição anterior que voltaram agora à competição e que deram a conhecer novas soluções ou apresentaram novos desenvolvimentos nas suas soluções, foi para a “Park Everywhere”, que participou na 9ª Edição do Apps for Good com a Oikos Unity, da Escola Secundária de Gafanha da Nazaré, em Ílhavo, para tornar o estacionamento mais simples e acessível.
No pódio do ensino secundário, liderou a equipa da Escola Secundária de Tondela com a solução “Healthcare Support Center”, que contempla um sistema de monitorização e de suporte remoto médico, em tempo real 24horas por dia / 7 dias por semana.
Do Arquipélago dos Açores, foi a vez da equipa da Escola Básica e Secundária das Lajes do Pico de levar o primeiro prémio do ensino básico com a solução “reAgir”, que possibilita aos reformados mostrarem as suas habilidades e conviverem com jovens ou outros reformados.
Para João Baracho, Diretor-Executivo do CDI Portugal, destaca o envolvimento das escolas neste projeto.
“É extraordinário poder testemunhar o progresso do Apps for Good ao longo destes 10 anos e as oportunidades que tem vindo a proporcionar a tantos alunos em Portugal desde a implementação da primeira solução tecnológica até à atribuição de todos estes prémios a jovens de todo o país. Para nós, o programa representa mais do que a vertente do negócio, o nosso foco e missão passam pela inovação do modelo educativo, incentivando as escolas a adotar metodologias de ensino mais práticas e aproximadas da realidade, e de possibilitar a todos os alunos uma experiência educativa e pedagógica transformadora, que lhes permita ganhar a confiança e as competências essenciais para que uma ideia se transforme num produto para o bem da sociedade”.