Águeda e Mealhada estão na rota dos novos radares que fazem controlo de velocidade nas estradas portuguesas.
A instalação de 37 novos radares vai ajudar a controlar os aceleras a partir do dia 1 de setembro.
Neste universo de instalações há 12 radares que asseguram controlo de velocidade média, com possibilidade de calcular a relação entre a distância percorrida e o tempo despendido.
Esta promete ser a novidade de um sistema que até agora media apenas a velocidade instantânea num determinado ponto.
A1 e A25 são algumas das vias escolhidas para instalar a tecnologia.
Águeda terá radar de velocidade média, na A25, entre os kms 42,5 e 37,6, no sentido este/oeste, em zona limitada a 100 kms/hora.
A A1 recebe um medidor na área de Mealhada e Anadia entre os kms 217,4 e 211,9 no sentido norte/sul.
Nos radares de velocidade instantânea Águeda recebe um novo medidor no IC2 ao km 239 no sentido sul/norte em área limitada a 90 km/hora.
Passa a existir medidor na A29, na zona de Espinho, ao km 37,3, no sentido sul/norte, área em que a velocidade é limitada a 80 km/h.
A partir de 1 de setembro e de forma faseada, o SINCRO duplica a sua capacidade, de 61 para 123 Locais de Controlo de Velocidade.
Nesta data, entram em funcionamento 37 novos LCV, 12 dos quais de controlo de velocidade média.
Esta informação foi anunciada, esta quarta, durante uma sessão pública que teve lugar, na EN10 no concelho do Montijo, e que contou com a presença da Secretária de Estado da Proteção Civil.
Patrícia Gaspar diz que o sistema visa dissuadir comportamentos de risco.
Foi anunciado o lançamento da Campanha de Segurança Rodoviária “Os radares salvam vidas”, que tem como objetivo dar a conhecer os locais onde os novos radares do Sistema Nacional de Controlo de Velocidade estão colocados.