Não há dados rigorosos sobre o aumento do turismo mas Aveiro guarda a convicção de poder chegar ao final do Verão com aumento de turistas na casa dos dois dígitos quando só em Julho esse aumento poderá ter atingido os 30%. Uma “maré” que a autarquia pretende aproveitar com a ajuda dos museus.
O Museu da Cidade de Aveiro vai receber numa das suas áreas espaço de receção a turísticas com aproveitamento de áreas adjacentes e do espaço de entrada na entidade regional de turismo para apresentar produtos regionais e para desvendar algumas das rotas mais frequentadas pelos turistas, tal como a rota pelo salgado. O crescimento do turismo em Aveiro mereceu referência na reunião do executivo que associa a dinâmica sentida este Verão e a gestão de equipamentos culturais.
“Isto não cai do céu. Há um trabalho brutal de marketing em vários domínios onde já se investiu um milhão de euros no domínios municipais e da CIRA com as campanhas sobre a ria. Estivemos na BTL e as operadoras turísticas têm trabalho de qualidade num somatório de ações. Temos de continuar a somar e a questão museológica é importante. Em Janeiro de 2016 teremos programação própria no Museu de Santa Joana e queremos as peças em articulação com o Museu da Cidade, a Marinha da Troncalhada e o welcome center. Depois do protocolo com a CP teremos também as instalações da antiga estação e a isto junta-se o Museu de Requeixo ou Museu da Terra”.
Do PS chega o alerta sobre a manutenção do espaço público em particular na praia. “Era importante que a SUMA reforçasse a presença em São Jacinto no Verão em nome do turismo”, pediu Eduardo Feio (PS) já depois de João Sousa (PS) ter feito referência a uma consulta ao site do Museu de Aveiro onde notou falta de novidades ao nível da programação.