A pandemia não vai travar a ligação do Município aos séniores e os programas de animação são para manter.
Mensagem deixada no 8.º aniversário do Fórum Municipal da Maior Idade, na Gafanha da Nazaré, esta quinta, pelos responsáveis políticos da autarquia.
Fernando Caçoilo e Fátima Teles quiseram deixar esse reconhecimento à população sénior que está ligada ao Fórum e às iniciativas anuais.
O presidente da Câmara acentuou mesmo a necessidade de mobilizar a comunidade para se não deixar capturar pelo medo (com áudio).
Nas iniciativas para 2021 destaque para os projetos ‘Caminhos’, dedicado a percursos com diferentes desafios cognitivos e motores, pelas diferentes freguesias; Psicomotricidade; Cavaquinho e ‘A Cegueira dava uma História’.
Destaque para os sons tradicionais com os cantares populares e os acordes dos cavaquinhos.
O objetivo é a criação de um grupo musical de Cavaquinhos, sob a orientação de Fátima Teixeira, promovendo a cultura e a música tradicional portuguesa.
Sob orientação da psicomotricista Micha Gomes, serão realizadas sessões de psicomotricidade que irão estimular, de forma integrada, as áreas cognitivas e motoras, promovendo uma melhor qualidade de vida e de bem-estar aos idosos.
A equipa da Maior Idade da Câmara Municipal de Ílhavo realizará ainda diferentes percursos pedestres, com vários desafios, obstáculos e graus de dificuldade que vão potenciar o desenvolvimento cognitivo e motor dos seniores.
Por último, numa parceria com a Cáritas Diocesana de Aveiro - Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência Doméstica, serão realizadas cerca de 10 sessões semanais no âmbito do projeto “Agir +”, com o objetivo de esclarecer, formar e informar e partilhar experiências e conhecimento sobre o direito das mulheres.
Entre atividades mais físicas e outras mais intelectuais, o ano promete ativar os sentidos e reunir a comunidade.
Fátima Teles, vereadora responsável pelo pelouro da Maior Idade, destacou o investimento na ligações aos mais velhos e na identificação de casos de isolamento (com áudio)