Mesa da Assembleia Municipal de Ílhavo continua com formato pluripartidário.

O que se tornou novidade há quatro anos em Ílhavo mantém-se em vigor com a eleição de uma Mesa pluripartidária na Assembleia Municipal.

O órgão fiscalizador parte para o novo mandato com promessas de respeito institucional e espírito fiscalizador feito com “exigência”.

Confirmada a recondução de Paulo Pinto Santos como presidente numa eleição a duas listas.

O movimento independente apresentou-se a eleições com Pedro Cristo, Daniela Alegria e Cláudia Reigota (lista A) enquanto PSD, CDS e PS apresentaram uma lista (B) comum, constituída por Paulo Pinto Santos, Domingas Loureiro e Irene Ribau Esteves.

A Lista B garantiu 14 votos contra 8 votos da Lista A em eleição com 2 votos brancos.

Mantém-se o figurino encontrado há quatro anos para uma mesa que conta com presidente e secretários de duas forças políticas.

Paulo Pinto Santos agradece o que diz ser o reconhecimento do eleitorado mas também a confiança da Assembleia.

Promete manter e aprofundar algumas da políticas e ações que garantiram maior visibilidade ao órgão fiscalizador (com áudio).

O aumento das reuniões da comissão permanente, a aposta na comunicação nas redes redes sociais, a celebração de datas evocativas, o fomento da literacia democrática nas escolas, transformando a Assembleia Municipal Jovem em projeto educativo permanente e a comunicação institucional integram essa aposta reafirmada na cerimónia de instituição dos órgãos autárquicos.

Paulo Pinto Santos fala em firme disposição de “manter o exemplo de respeito institucional” e levar a Assembleia a todas as freguesias.

Na abertura de novo ciclo político anunciou uma “visão mais ambiciosa” e capacitação (formação) para enfrentar novos desafios na vida das autarquias a partir do aumento da descentralização de competências.

Entende que as assembleias “não se podem limitar a homologar decisões” e devem trabalhar de forma ativa temas que exigem cada vez mais conhecimentos (com áudio).

O presidente da AMI deixou claro que questões como a participação cidadã e a revolução digital vieram para ficar e vão integrar a agenda de trabalho.

Outra das frentes é a qualificação do debate para temas como habitação e coesão territorial, saúde, educação, ambiente ou a revisão da lei eleitoral autárquica que exigem cada vez mais estudo e mais investimento (com áudio).

Anuncia que o primeiro encontro com a equipa que dirige a Câmara de Ílhavo vai servir para apelar à garantia de meios e capitação da própria Assembleia (com áudio).

A primeira reunião da comissão permanente deverá acontecer na próxima semana para apreciar regimento e definir as atividades a desenvolver pela AMI.