Ribau Esteves afirma a “Aveiro Tech Week” como o palco que reúne saberes, apostas, áreas de conhecimento e projetos com capacidade para assegurar a mobilização da sociedade civil em torno de metas comuns.
O autarca de Aveiro aproveitou a sessão de abertura da semana da tecnologia para passar em revista o esforço desenvolvido ao longo dos anos colocando a inovação como motor da região de Aveiro.
É também uma iniciativa que alavanca a candidatura a Capital Europeia de Cultura.
Aveiro faz a ponte entre tecnologia e cultura anunciando para breve a apresentação formal da candidatura (com áudio).
Artur Silva, vice Reitor da Universidade de Aveiro para a área da inovação, assumiu orgulho na caminhada conjunta com a autarquia em nome de um município e uma região mais desenvolvida.
Lembrou ações em torno da semana da tecnologia, mas também da Fábrica da Ciência e da qualificação do Hospital com Centro Académico Clínico como exemplos do que deve ser um esforço conjunto (com áudio)
O vive reitor lembrou que Aveiro está na rede das universidades europeias inovadoras.
Outro dos parceiros de referência é a Altice através da unidade de investigação sedeada em Aveiro.
Alexandre Fonseca destacou o papel da Altice Labs e colocou Aveiro como capital da inovação.
O CEO da Altice Portugal foi claro na relevância que atribui à Semana da Tecnologia, em geral, e ao papel das parcerias que permitem exportar tecnologia para 60 países ao serviço de 300 milhões de pessoas.
A cerimónia de abertura ficou completa com a presença de José Manuel Fernandes, eurodeputado a quem coube falar de dinheiro.
Diz que nunca como agora vai entrar tanto mas avisou para a necessidade de ter estratégia, objetivos bem definidos e a noção de que há um preço a pagar.
Alertou para a necessidade de não esquecer políticas de coesão e avisou para a importância de não esquecer o quadro comunitário que está na sombra da “bazuca europeia”.