O PS está contra a readaptação da Casa da Junta de São João em Ovar. É a reação à iniciativa da autarquia de criar o equipamento multiusos de São João – Polo de Capacitação e Inovação Social. A empreitada foi, inicialmente, projetada para acolher a sede da então Junta de Freguesia de São João de Ovar. No entanto, em virtude da Reorganização Administrativa Territorial Autárquica, a Câmara Municipal diz ter sido obrigada a repensar o projeto do edifício.
Quando o Executivo do Partido Socialista na Câmara Municipal lançou, em 2009, a empreitada da Casa da Junta de São João, esta destinava-se a acolher a sede da Junta de São João, com diversos espaços de apoio à Junta de Freguesia e a Biblioteca-Pólo.
Os socialistas de Ovar dizem que “em nada a reorganização das freguesias pôs em causa o projeto da Junta de São João, uma vez que, na sequência da Reorganização Administrativa, a Sede da União das Freguesias foi fixada em São João de Ovar, e, para tal – para ser a sede da União das Freguesias – está vocacionada a Casa da Junta”.
Ricardo Alexandre pede uma explicação para a mudança de planos e diz que São João fica como a única freguesia sem um “espaço condigno”. “Esta decisão merece uma explicação. Os nossos Munícipes, a população da União das Freguesias, e, em especial, os cidadãos de São João necessitam ver explicado o que aconteceu à Casa da Junta de São João”.