Susana Correia, eleita do Partido Socialista pelo círculo eleitoral de Aveiro, vê “opacidade” e “ambiguidade” na gestão do futuro da linha do Vouga.
A deputada quer saber quais os planos do Governo para a ferrovia no distrito em particular na Linha do Vouga.
No âmbito do debate na especialidade da proposta de Orçamento do Estado para 2025, questionou o Ministro das Infraestruturas e da Habitação sobre a requalificação e modernização da Rede Ferroviária Nacional, designadamente sobre as novas decisões que estão tomadas para Linha do Vouga.
Susana Correia está preocupada porque diz que as certezas do PS no mandato anterior passou às dúvidas de um Governo que não dá garantias sobre a ligação da Linha do Vouga à linha do Norte em Espinho e a integração aquela linha ferroviária na rede de serviços suburbanos do Sistema Metropolitano que inclui Aveiro e o Porto.
Naquela interpelação, a deputada socialista apontou que neste momento o que eram objetivos claros e decisões já tomadas, vertidas no PFN, passaram a declarações opacas e decisões desconhecidas, “o que ouvimos dizer”, “está tudo em aberto”, “sem adiantar mais detalhes”.
Noutra sessão, na Comissão de Orçamento, Finanças e Administração Pública, o deputado do PSD Paulo Cavaleiro defendeu a concretização da extensão do sistema intermodal Andante à Linha do Vouga.
“Depois de várias intervenções, é importante garantir que o maior elemento de coesão territorial da AMP, o seu bilhete de identidade, o seu cartão do cidadão, o Andante, chegue à Linha do Vouga, o que parece estar a acontecer com a decisão da Comissão Executiva”.
O deputado aveirense referiu-se, por outro lado, à reabilitação da própria linha, saudando que o governo esteja “a cumprir com a sua palavra” quando na nota explicativa do Orçamento do Estado para 2025 refere a contratação do estudo de viabilidade técnica e ambiental da Linha do Vouga, “o que é positivo”.
“Solicito que continue a acompanhar este assunto, para que seja uma realidade”.
Miguel Pinto Luz negou a acusação de que tivesse realizado reuniões secretas com autarcas da região, assumindo que recebeu “os autarcas todos daquela região, de Vale de Cambra, de S. João da Madeira, de Espinho, alguns do PSD, outros do CDS, outros do PS”, refutando críticas de esquecimento ou incerteza.
“O processo é absolutamente transparente, as obras de modernização da linha estão a decorrer e nós não escondemos que estamos a pensar numa solução ainda mais perene que posa criar sinergias, nomeadamente com a Linha do Norte. Estamos a fazer os estudos para prosseguir com esse objetivo”.