PCP acusa Câmara de Aveiro de incapacidade na gestão dos processos de Concessão da MoveAveiro e do FAM.

O PCP 'lançou' hoje criticas à gestão da maioria PSD-PP liderada por Ribau Esteves na autarquia aveirense. "Mostra-se incapaz de resolver os principais problemas do município, como comprovam as recentes notícias que registam a concessão de serviços públicos de transporte da MoveAveiro, bem como o chumbo do FAM", é referido em comunicado enviado à Redacção Terra Nova.

A Comissão Concelhia de Aveiro do PCP considera que o negócio em vias de realização de concessão da MoveAveiro à Transdev, "confirma a incapacidade do actual Executivo em prover um serviço público de transporte aos aveirenses". "Ao invés realiza uma concessão, em segunda tentativa em condições financeiras e económicas ainda mais favoráveis ao concessionário, em que ao melhor estilo das PPP ao concessionário se asseguram rendas fixas pagas pela autarquia ficando os lucros do serviço nas mãos privadas. Este negócio não assegura um serviço público à escala concelhia, nem a renovação da frota. A única posição assegurada é a indemnização que a autarquia assume".

Na perspetiva dos comunistas, "nos actuais termos da concessão o desenvolvimento económico e social do Concelho, o interesse das populações, dos utentes e trabalhadores da empresa são ameaçados em troca da desresponsabilização da maioria PSD/CDS e do lucro para um operador privado. Este é o corolário de um processo que teve sempre como objectivo o que agora se alcança, destruir o serviço público de transportes em Aveiro".