O Município de Oliveira do Bairro apresentou publicamente o projeto de arquitetura para a Reabilitação e Ampliação da Casa Verde, edifício que albergava o Tribunal de Família e Menores que, entretanto, foi instalado temporariamente no segundo piso do edifício dos Paços do Concelho.
A autarquia prepara-se para investir perto de 1 milhão de euros.
O projeto foi apresentado e aprovado, por unanimidade, em Reunião de Câmara realizada no passado dia 29 de junho.
Para além da reabilitação do edifício existente, que apresenta uma área bruta de aproximadamente 400m2, o projeto de arquitetura prevê a edificação de um novo edifício de serviços, de forma a ampliar e a dotar o espaço das condições necessárias para o seu correto funcionamento.
Ambos os volumes têm três pisos, um abaixo da cota de soleira e dois acima.
A ampliação será construída na lateral da Casa Verde, no sentido de norte para sul, e o acesso do existente para a zona ampliada vai efetuar-se através do piso 0 e do piso 1.
O novo edifício vai contar com áreas para Arquivo, Secretaria, Sala de Testemunhas, Sala de Audiências, Sala de Mandatários, espaço para acolhimento de crianças, Sala para Técnicos que permita a visualização da área de acolhimento, assim como quatro gabinetes e instalações sanitárias.
A entrada no edifício, através da Rua do Foral, efetua-se no volume ampliado, constituído por um átrio com elevador de acesso ao piso 1.
Este átrio permite também o acesso ao edifício existente, nomeadamente à Sala de Espera para atendimento e, a partir deste compartimento, distribui-se para os diferentes espaços.
De acordo com Duarte Novo, Presidente da Câmara Municipal de Oliveira do Bairro, "o objetivo da empreitada é o de garantir um espaço que fique preparado para receber várias valências e serviços públicos, de que é exemplo o Tribunal de Família e Menores, oferecendo as melhores condições possíveis para quem ali trabalha e para a população em geral".
O edifício Casa Verde localiza-se na Alameda de Oliveira do Bairro, sendo datado de inícios do século XX. Foi habitado pelo Presidente da Câmara Municipal em exercício, no início da década de 20 do século O edifício ostenta grandes ornamentos em pedra no seu exterior e fazia parte de um aglomerado de habitações de referência no concelho, como é o caso do Celeiro dos Duques de Lafões, antigo edifício dos Paços do Concelho.
Em 2009, sofreu obras de reabilitação, para acolhimento do Tribunal de Família e Menores.