Paulo Costa considera que o emprego "é decisivo" na criação de condições para o bem-estar dos cidadãos.
O Vereador com a pasta da Acção Social na Câmara de Ílhavo assume o emprego como "um dos pilares fundamentais ao sucesso da intervenção". Na semana em que o Conselho Local de Acção Social reuniu em Plenário, foram definidos os pilares de intervenção para 2015 com o emprego em destaque. "Todos nos deveremos preocupar com a questão do emprego. Os empresários e as instituições locais deverão obedecer a uma estratégia. O emprego é a base de uma sociedade sólida e mais justa. Colocámos o emprego como um dos eixos vitais" no Plano de Desenvolvimento Social. "Trabalharemos para sensibilizar os nossos empresários para empregarem pessoas que tẽm dificuldades em arranjar emprego. Pessoas com mais de 50 anos são um bom exemplo disso. Resolvendo este problema teremos uma sociedade mais equilibrada".
Natalidade, empregabilidade, envelhecimento ativo, qualificação e sustentabilidade das Instituições Particulares de Solidariedade Social são as prioridades para 2015.
Paulo Costa fala ainda sobre os meios disponíveis nas instituições salientando que a única forma de ultrapassar carências é apostar no trabalho em rede. As IPSS's "têm falta de meios mas nós também. Não vale a pena queixar-mo-nos e não fazer nada. Temos de optimizar recursos e partilhar recursos entre todos. Em Ílhavo somos uma referência nacional. Dentro de dois anos seremos reconhecidos relativamente à optimização de recursos. Não choramos, trabalhamos para melhorar", referiu.