A JS de Aveiro reclama o estatuto de única juventude com “voz ativa” no distrito. Mensagem deixada pela coordenadora distrital no acampamento distrital realizado no passado fim de semana em São Jacinto.
Mais de meia centena de jovens oriundos dos concelhos do distrito de Aveiro estiveram em formação. Na sessão de abertura, Joana Sá Pereira, líder da Federação Distrital da JS, destacou a mobilização dos jovens do distrito para o ciclo eleitoral que se aproxima com eleições legislativas.
“O facto de sermos a única organização política de juventude com voz ativa no distrito de Aveiro, que está permanentemente ao lado das preocupações das populações, dá-nos a responsabilidade acrescida de termos que estar à frente do nosso tempo e de antecipar um ano eleitoral que se avizinha de uma enorme exigência, mas para o qual, atendendo à presença de tantos e tantos jovens, demonstra também a enorme preparação que temos para ajudar o PS a conquistar um enorme vitória em Aveiro”.
Na sessão de boas vindas marcou também presença o Presidente da Federação Distrital de Aveiro da JS, Jorge Sequeira, que elogiou a capacidade da JS de ser uma "voz inconformada".
“Esta iniciativa da JS demonstra que estão absolutamente disponíveis e dedicados para ajudar o PS a conquistar bons resultados no próximo ano. Mas também demonstra a enorme capacidade e qualidade de trabalho que têm produzido e que muito ajuda o PS.”
Ivan Gonçalves, Secretário-Geral da JS, elogiou a atitude da Juventude Distrital. “Este evento demonstra a enorme qualidade e a visão de futuro que os jovens socialistas do distrito de Aveiro têm”.
Durante o Acampamento Distrital, os jovens socialistas do distrito de Aveiro tiveram oportunidade de assistir a formações políticas, das quais se destacam “Os desafios de um Autarca Jovem”, que contou com a presença de José António Borges, Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, e José Pedro Gomes, Vereador da oposição da Câmara Municipal de Viseu, e, ainda, “Que políticas de juventude queremos?”, com a participação de Hugo Carvalho, Presidente do Conselho Nacional de Juventude (CNJ) e Tiago Rego, Presidente da Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ).
Filipe Neto Brandão, Deputado à Assembleia da República e Vice-Presidente do Grupo Parlamentar do PS, jantou com os jovens socialistas e teve oportunidade de tecer considerações sobre “o futuro da esquerda”.
“A opção parlamentar feita em 2013, num contexto em que o PSD podia continuar a sua política de empobrecimento do país, permitiu ao PS liderar um novo paradigma e introduzir avanços significativos no desenvolvimento do país.”