Ílhavo viu o projeto “Maiores ON”, desenvolvido pela Maior Idade desde abril de 2020, ser distinguido pelo Governo com o selo INCoDE.2030.
Esta iniciativa direcionada à comunidade sénior do Município pretende munir os idosos de ferramentas que lhes permitam aumentar os níveis de literacia digital.
O “Maiores ON” resulta da perceção de que as estratégias implementadas para a contenção da pandemia da COVID-19 criaram situações complexas de isolamento e distanciamento social na comunidade sénior, tendo-se dividido o projeto em três fases. N
uma primeira fase, o objetivo foi a aquisição de competências tecnológicas no domicílio.
Para a concretização desta primeira fase, o Município contou com uma bolsa de voluntários do Curso de Psicogerontologia, do Instituto de Ciências da Informação e Administração (ISCIA), de Aveiro.
A segunda fase, em curso, passa pela adesão à Rede “miOne”, desenvolvida pela Universidade de Aveiro em parceria com a Fundação Altice, no âmbito do projeto de investigação “SEDUCE 2.0".
Esta comunidade online é uma plataforma de cariz social, na qual a comunidade sénior pode reagir a notícias, consultar informação sobre vários temas como a saúde, planear viagens e partilhar experiências com os seus familiares e amigos.
Na terceira e derradeira fase, serão promovidas aulas presenciais de Literacia Digital em diferentes espaços do Município de Ílhavo.
Para a Vereadora do Pelouro da Inclusão e Cidadania e Maior Idade da Câmara Municipal de Ílhavo, Fátima Teles, “a atribuição do Selo à Maior Idade vem confirmar o trabalho de excelência e sobretudo de proximidade que a Câmara Municipal tem desenvolvido junto dos seus Maiores, procurando estar atenta aquelas que são as suas necessidades e sobretudo os seus desejos de se manterem ativos, acompanhando o progresso e fazendo uso dos novos instrumentos de comunicação que existem, evidenciando, desta forma, que não existe idade para aprender, existe sim, determinação e uma enorme abertura para este novo mundo tecnológico”.