Ílhavo prepara-se para inaugurar um espaço de ciência e tecnologia no antigo Fórum Municipal da Juventude de Ílhavo, junto à Biblioteca Municipal.
O "Estaleiro" tem como principal objetivo a promoção da ciência, permitindo o desenvolvimento da literacia científica e do pensamento computacional.
A abertura está marcada para as 16h00 da próxima segunda (13) com a criação do “Estaleiro - Estação Científica de Ílhavo”, espaço totalmente dedicado à ciência e à tecnologia, não esquecendo o contacto com a cultura, património e identidade local.
Uma forma de fazer a ponte entre a tradição marítima da pesca de Bacalhau, o pão de Vale de Ílhavo e a cerâmica da Vista Alegre às STEAM, competências nas áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática.
Com enfoque na comunidade escolar, tendo, no entanto, uma vertente direcionada também para a comunidade em geral e para as famílias, o Estaleiro irá assumir uma inovadora oferta no âmbito do Serviço Educativo Municipal de Ílhavo.
Quatro espaços com dinâmicas diferenciadas (Casa das Máquinas, Casa do Leme, Messe e Ponte) proporcionarão experiências Maker, de robótica, de gastronomia de bordo, de cozinha molecular ou, mesmo, de produção de bioplásticos e biodiesel.
Aposta articulada entre a Câmara Municipal, os três Agrupamentos de Escolas do Município, a Universidade de Aveiro e as empresas locais.
A sessão oficial contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo e de Rosalia Vargas, Presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica – Ciência Viva e Diretora do Pavilhão do Conhecimento.
O Vereador do Pelouro da Juventude, Educação e Formação, Tiago Lourenço, destaca a “importância desta oferta educativa e formativa resultante de colaborações e parcerias de excelência, nomeadamente com o tecido empresarial do Município, e que representará sempre uma mais-valia para toda a comunidade, contribuindo graciosamente para uma oferta diferenciada junto de todos os cidadãos”.
A inauguração do Estaleiro – Estação Científica de Ílhavo prolongar-se-á durante toda a semana com ofertas diferenciadas para os vários públicos.
Na quarta haverá dia aberto para professores e no sábado, dia 18, há dia aberto para as famílias.
Domingo dia 19, às 17h, o evento “Sapatos de chumbo” mistura bailado, narrativa e ciência.