O Grupo de Ação Costeira aprova 22 candidaturas a fundos europeus.
Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro apresenta candidaturas ao Programa MAR2030, instrumento nacional de aplicação do Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos, das Pescas e da Aquicultura.
A melhoria de infraestruturas físicas e aquisição de material de apoio ao nível da transformação, distribuição e comercialização dos produtos, o apoio à Arte Xávega e a preservação da construção naval tradicional estão entre os destaques das 22 candidaturas que vão ser submetidas.
A execução da Estratégia de Desenvolvimento Local procura alavancar a competitividade dos setores da pesca e da aquicultura, a valorização do património cultural marítimo e fomentar o empreendedorismo ligado ao mar fomentando a sustentabilidade ambiental e a adaptação às alterações climáticas.
No passado dia 25 de setembro decorreu, na sede da CIRA, a 5ª reunião do Órgão de Gestão com vista à apresentação e deliberação dos resultados referentes às 38 candidaturas ao Aviso de Concurso lançado em 2024.
Foi apresentada a hierarquização das candidaturas, com 22 pareceres favoráveis, totalizando um investimento de 5.8 milhões de euros.
Todas as decisões seguiram para homologação pela Autoridade de Gestão do Mar2030.